As ferramentas 3d de um software pode suprir muitas necessidades e objetivos na criação de geometria, mas quando fazemos a migração entre diferentes ferramentas 3d acabamos sentindo falta de uma ou outra opção que usávamos bastante no software anterior. Entre os usuários que tinham costume na modelagem poligonal com o 3ds max e acabavam migrando para o Maya, existia o sentimento de falta relacionado a ferramenta Inset. Essa é uma das opções mais úteis em termos de modelagem poligonal do 3ds max e está disponível em diversas ferramenta 3d, mas não no Maya. Pelo menos de maneira nativa como no 3ds max. Os usuários acabavam tendo que recorrer a um conjunto de pequenas operações de extrude e escala, como acontece no Blender, para realizar o mesmo tipo de edição no Maya.

O que faz o inset? Ele funciona como se fosse a criação de uma duplicada de faces na mesma posição só que com o seu tamanho reduzido.

Um plugin gratuito para o Maya, agora permite realizar esse tipo de operação usando apenas um clique de mouse, assim como acontece no 3ds max. Você pode fazer o download do Inset para o Maya nesse endereço. As duas imagens abaixo foram retiradas da explicação do plugin e ilustram muito bem a função do próprio Inset.

maya-inset-modelagem-01.jpg

maya-inset-modelagem-02.jpg

Repare que a ferramenta usa um pouco além do que poderíamos realizar apenas com o extrude, pois as faces são selecionadas em planos diferentes e mesmo com o extrude, teríamos que aplicar a ferramenta em momentos diferentes para obter resultados semelhantes.

A modelagem poligonal é muito importante para qualquer artista 3d, e esse tipo de ferramenta que ajuda na criação de estruturas baseadas em polígonos é de grande auxílio nesse processo. Para ter uma idéia de como esse tipo de ferramenta pode economizar tempo, procure contar quantas vezes você acaba realizado o procedimento descrito pelo inset em projetos de modelagem.

Já ministrei aulas de Maya para usuários vindos do 3ds max e muitos se perguntavam sobre a ausência dessa ferramenta, e os motivos que faziam a Autodesk não implementar nada parecido no Maya, mas acho que apesar de ter demorado, o plugin resolveu muito bem essa deficiência da ferramenta.