Clicky

Novidades agora para o Maya 2012

Compartilhe o artigo!

Assim como aconteceu no artigo anterior, a Autodesk colocou no conjunto de softwares que deve receber atualizações agora em Março o Maya que chega a sua versão 2012. As melhorias no software são em parte semelhantes que já vimos no 3ds Max 2012, como o aparecimento de simulações usando o PhysX que trabalham com Rigid-Body direto na Viewport do software com excelente performance. Além disso, o conceito usado para apresentar detalhes sobre as cenas direto na Viewport também foi utilizado com o uso do Viewport 2.0.

Os vídeos abaixo mostram alguns desses novos recursos que já foram divulgados pela Autodesk. A lista completa de novidades do Maya 2012, pode ser conferida no link indicado.

Essa é a lista com as novidades do Maya 2012, e suas respectivas explicações:

  • Viewport 2.0: Assim como acontece com o 3ds Max 2012, o Maya 2012 recebe melhorias na visualização de cenas e modelos na Viewport com a opção de mostrar efeitos óticos como DoF e outros.
  • Node-based Render Passes: Agora é possível criar e editar composições de efeitos com base em nós, e dar a saída como se fosse uma imagem renderizada, aproveitando os recursos do mental ray.
  • Editable Motion Trails: Lembram do artigo em que mostrei um estudo na interface do Maya que propunha o uso de linhas para ajustar o timing de animação? O recurso deve ter agradado tanto que entrou na lista dos destaques para o Maya 2012.
  • Sequencer: O sequenciador do Maya foi melhorado e permite trabalhar melhor com a montagem de pequenas seqüências de animação, e a organização de animações.
  • Substance Smart Textures: Mesma coleção de texturas que foi adicionada ao 3ds Max 2012, também aparece no Maya 2012.
  • Craft Animation Tools: Aqui temos uma adição muito interessante para o Maya 2012. A empresa chamada Craft Animation é especializada em desenvolver soluções para animação de veículos e também sistemas de câmeras. Nessa atualização o Maya deve receber dois sistemas para simular animações com carros e aviões da Craft, além de opções mais realistas para movimento e controle de câmeras. São modelos prontos semelhantes ao que temos no 3ds Max com o CAT só que para veículos.
  • New Simulation Options: O sistema de simulação física do Maya que já era bom recebeu melhorias, como o uso da tecnologia PhysX da NVidia, e também incrementos na representação de fluidos e no sistema NUCLEOS.

Agora só nos resta esperar pelo lançamento do software em Março, e sua posterior disponibilização no sistema acadêmico da Autodesk, para que seja possível criar tutoriais e preparar material já usando o Maya 2012.

2018-03-20T12:58:11+00:00 By |Autodesk Maya|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. HAYDEN 02/02/2012 em 10:35 am

    GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR TUTORIAL EM PORTUGUÊS DO MAYA 2012, NÃO EM VIDEO, EM FORMATO PDF OU OUTRO QUALQUER PARA IMPRESSÃO.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.