A animação de personagens em 3d é uma das atividades mais complexas na área de computação gráfica, e quando os prazos são curtos a coisa fica ainda mais complicada. É nessas horas que uma ferramenta com diversos modelos prontos para animação podem ajudar significativamente qualquer artista 3d. Esse foi um dos objetivos do antigo módulo chamado de Biped no 3ds Max, que já oferecia um modelo 3d bípede pronto para animação que permitia gerar movimentos de maneira extremamente rápida. Claro que existiam limitações para o sistema, sendo que a primeira era a forma do esqueleto que só podia ser bípede.

Com o tempo, e depois da compra da Softimage, a Autodesk adicionou o CAT no 3ds Max que é muito mais flexível e amigável para receber outros tipos de esqueletos, e também permite trabalhar melhor com animação de personagens. Quais são os tipos de esqueletos que o CAT já tem prontos? O vídeo abaixo mostra alguns desses esqueletos que já estão prontos no CAT.

Interessante não é? Repare como existe grande variedade de formas e estilos de personagens que já estão prontos para uso e animação no 3ds Max.

Caso você tenha o 3ds Max 2011 e nunca tenha usado um dos esqueletos prontos do CAT, o vídeo abaixo que não tem áudio, descreve o processo necessário para gerar uma animação com o esqueleto do caranguejo que já está pronto no CAT. O processo é bem simples, e consiste no acesso aos chamados CAT Objetcs que estão no painel Helpers. Lá encontramos todos os esqueletos prontos do CAT.

Depois de adicionar o esqueleto, ele ainda não terá nenhum tipo de movimento. Os movimentos podem ser controladors usando curvas associadas a controladores do tipo Follow Path. O autor do vídeo faz exatamente esse procedimento, em que uma curva é adicionada ao cenário e depois um Dummy que recebendo o controlador acaba seguindo a curva. Assim que o Dummy está seguindo a curva, podemos associar o esqueleto do CAT ao Dummy que automaticamente começa a andar usando o caminho determinado pelo objeto. O caminho fica repleto de pequenos pontos vermelhos, que determinam os passos que o esqueleto de múltiplas patas irá percorrer. Mas, ainda é necessário fazer o ajuste da orientação do esqueleto, pois o mesmo está inclinado em relação ao caminho percorrido pelo Dummy. O objeto precisa ser apenas girado para que a orientação do modelo fique de acordo com o caminho.

Pronto, agora você já sabe adicionar um esqueleto pronto do CAT na Viewport do 3ds Max 2011.