A reformulação de uma marca já existente pode ser ainda mais complicado do que elaborar algo a partir do nada, pois é necessário garantir que a nova marca consiga passar a mesma mensagem que a anterior, usando linguagem renovada e melhorada. Esse foi o caso do canal a cabo Telecine, que nos últimos meses passou por uma reformulação completa na sua identidade visual, incluindo vinhetas e a marca de cada um dos seus canais. O estúdio responsável pela mudança foi o Beeldmotion do Rio de Janeiro. A marca ficou muito legal, usando imagens e efeitos de iluminação 3d de maneira interessante e que passam uma mensagem de sofisticação e simplicidade para a marca.

Mas, o objetivo desse artigo não é fazer a análise detalhada da reformulação da marca, mas mostrar um vídeo que faz uma análise diferente da reformulação da identidade visual do Telecine. Você gostaria de reproduzir esse efeito em 3d? Caso queira tentar reproduzir o mesmo efeito, encontrei um vídeo no final do ano passado que mostra o processo completo de criação dessa mesma marca, mas usando o Cinema 4D. O autor do vídeo é o editor do blog chamado greyscalegorilla, especializado no uso do Cinema 4D.

Um dos seus vídeos atende o pedido de um leitor que perguntou como seria a criação dessa identidade visual usando o Cinema 4D. Pois bem, o resultado pode ser conferido no vídeo abaixo que mostra a reprodução da marca em quase uma hora de vídeo.

How To Make A Metal Logo Type in Cinema 4D and Photoshop from Nick Campbell on Vimeo.

Esse vídeo já estava na minha lista de publicação desde dezembro, mas apenas agora no carnaval tive a oportunidade de assistir com calma o material, para conseguir recomendar o tutorial e fazer alguns comentários sobre o conteúdo.

No tutorial o artista perfaz todos os passos necessários para conseguir reproduzir o mesmo efeito, só que o texto usado não é o do Telecine, mas outros que se enquadram no contexto do tutorial as palavras relacionadas com próprio Cinema 4D.

O primeiro passo para recriar a logotipo é o trabalho de ajuste na tipografia do Cinema 4D, aproveitando todos os recursos disponíveis para reproduzir o efeito gerado nas letras e design da logotipo. Isso demora um pouco para ser realizado, mas com um pouco de trabalho o artista localiza uma fonte que se enquadra no design, e aplica modificadores para simular a curvatura e aparência dos textos.

Essa é a parte mais simples do tutorial que é inclusive destacada pelo autor como sendo a mais fácil. A pior parte do processo é conseguir reproduzir o efeito de iluminação da logotipo. Para quem gosta de fazer engenharia reversa em projetos ou imagens, é interessante acompanhar as deduções e comparações que o artista realiza ao longo do tutorial, até conseguir o mesmo efeito.

E no final fica bem parecido!