O uso de vários softwares 3d como base para a sua produção pode ser um pouco confuso no início, mas com o tempo isso acaba se tornando uma grande vantagem. Sempre defendo que não é importante apenas conhecer o software a fundo, mas compreender o conceito por trás de cada opção e como isso pode ser aplicado em outros softwares. Na área de animação de personagens é muito comum o uso do termo Weight Paint para controlar o peso que cada um dos bones terá sobre partes específicas da malha nos personagens. Esse peso pode ser traduzido para influência na deformação, sendo com o uso dessa ferramenta Weight Paint que podemos controlar a sua intensidade.

Um fato interessante sobre o Weight Paint é que ela é um exemplo claro de como podemos aplicar os conhecimentos de uma ferramenta em vários contextos. Por exemplo, o vídeo abaixo mostra o processo de edição do Weight Paint no Autodesk Maya, que para muitos é uma ferramenta complexa e difícil de usar. Mas, com o conhecimento prévio de como funciona o Weight Paint em ferramentas como o Blender ou 3ds max, podemos entender de maneira rápida como funciona o processo no Maya.

A primeira parte do vídeo não aborda necessariamente o uso do Weight Paint, pois o artista faz uma rápida introdução ao processo conhecido como Binding no Maya, que é a ligação de uma estrutura de polígonos a um conjunto de bones. O processo é demonstrado com o uso de um cilindro poligonal que pode ser reproduzido de maneira rápida em qualquer versão do Maya.

No final do vídeo o autor mostra como podemos selecionar o nome de cada um dos bones e editar a influência que cada um deles possui na malha poligonal, selecionando tudo com base em cores. É por isso que o nome da ferramenta é Weight Paint, pois literalmente iremos pintar as influencias sobre a malha poligonal. Por mais incrível que isso possa parecer, podemos aproveitar essa mesma técnica para trabalhar com soluções idênticas no 3ds max, Blender e vários outros editores 3d.

Essa é a razão pela qual sempre recomendo que as pessoas estudem o conceito por trás do funcionamento de cada ferramenta. Nesse caso, você poderá aprender mais sobre o Weight Paint e como ele funciona no Maya.