A Autodesk anunciou mais um conjunto de atualizações para seus softwares voltados para a produção gráfica, e quem entrou no foco agora foi o AutoCAD que chega a sua versão 2012. Os avanços e atualizações do AutoCAD foram significativos, principalmente para flexibilizar tarefas como a modelagem 3d que não era das mais simples de realizar no software. Quem já trabalhou com modelagem 3d no AutoCAD sabe o quanto era complicado trabalhar com qualquer coisa relacionada a superfícies. Mas, desde que começaram a fazer mudanças significativas no software na parte 3d, o processo ficou muito mais simples.

O que temos de novidade no AutoCAD 2012? O vídeo abaixo faz um resumo de algumas dessas novas ferramentas do software, que em termos de interface não mudou muito em relação ao que já tínhamos na versão 2011.

Agora uma lista com alguns dos novos recursos do AutoCAD 2012:

  • Modelos de documentação: Esse recurso promete adicionar documentação e textos automáticos em alguns projetos criados com o AutoCAD 2012. Nenhuma informação ainda sobre a possibilidade de usar o recurso com modelos de documentação padrão NBR.
  • Array associativo: Com essa nova opção de Array no AutoCAD 2012, podemos adicionar relacionamentos entre as cópias do Array. Isso significa que os objetos ficam ligados, e podemos fazer ajustes rápidos apenas com a edição de um dos elementos do Array.
  • AutoCAD WS: Integração total com os recursos baseados na “nuvem” do AutoCAD. Podemos salvar arquivos remotamente e transferir projetos para visualização em dispositivos móveis.
  • Grips com multifunção: A possibilidade de realizar diversas operações usando apenas os grips foi expandida, permitindo trabalhar com mais objetos.
  • Melhorias no prompt de comando: Agora temos a possibilidade de usar recursos que facilitam o trabalho com linhas de comando, usando inclusive auto-completar.
  • Alterações rápidas para a Viewport: Com esse novo recurso podemos editar opções da Viewport sem a necessidade de manipular diversos menus, pois as opções ficam acessíveis diretamente na própria Viewport do AutoCAD 2012.
  • Remoção de entidades duplicadas: A ferramenta chamada Delete Duplicates permite remover dos projetos todos os elementos com duplicatas.

Essas são apenas algumas das novidades do AutoCAD 2012, e assim que encontrar mais vídeos com demonstrações dos recursos dessa nova versão, publico aqui no blog. Por enquanto, você pode visitar a página oficial do AutoCAD na Autodesk para saber mais sobre a versão 2012.