A escolha de uma ferramenta de CAD para que possamos trabalhar na área de desenho técnico é fundamental, pois dependendo do software escolhido podemos ter algumas vantagens em termos de ferramentas e até mesmo no que diz respeito ao investimento necessário para adquirir a licença desse tipo de software. Você deve estar lembrado do MSCad que foi comentado aqui no blog mês passado, como uma alternativa nacional ao AutoCAD que apresentava diversas vantagens.

Além de estar disponível em português, o MSCad oferecia uma robusta gama de opções para converter arquivos DWG, PDF, PLT e outros. As conversões podem ser realizadas em lote, facilitando a edição de múltiplos arquivos.

Para incentivar ainda mais o uso do MSCad entre usuários que falam português, agora existe outra versão do MSCad chamada de MSCad LT. A versão LT não tem todos os recursos da PRO, mas é totalmente gratuita e portátil! Sim, o MSCad LT pode ser executado diretamente de uma pendrive, sem a necessidade de instalar absolutamente nada no computador. Essa pode ser a solução definitiva de quem precisa trabalhar com desenho técnico, e muda constantemente de computador, e agora pode executar uma alternativa ao AutoCAD sem precisar instalar nada.

Imagem da versão LT do MSCad

Essa é uma lista dos recursos que você pode usar do MSCad na versão LT:

  • Abre arquivos DWG e DXF até a versão 2007
  • Edita arquivos DWG e DXF até a versão 2007
  • Imprime projetos de CAD

Pode parecer pouco em termos de recursos, mas com isso já é possível trabalhar muito bem praticamente qualquer projeto de CAD.

O fato de ser um software de CAD gratuito não é novidade, pois existem outros, mas a parte relacionada ao seu uso como ferramenta portátil é um grande diferencial. No meu ver essa é uma das únicas ferramentas de CAD que é oferecida usando esse modelo de execução portátil. O único cuidado que você deve tomar em relação ao MSCad LT é o de salvar seus arquivos DWG na versão 2007 ou anterior do AutoCAD, para que seja possível editar seus projetos com o software.

Já estou recomendando o MSCad LT para todos os meus alunos que precisam de uma ferramenta de CAD para usar em casa, faculdade e até mesmo em seus estágios e trabalhos no escritório. Com esse tipo de facilidade, é difícil não fazer o download do MSCad LT para ter uma opção de CAD sempre disponível.

Já mencionei que o download é gratuito?