A modelagem com objetivo de representar arquitetura é a tarefa mais simples dentro de projetos de visualização usando softwares como o SketchUp. Nesse tipo de representação só precisamos necessariamente criar os elementos que são visíveis na cena. Por exemplo, o processo de criação de uma edificação envolve a elaboração de representações em 3d para paredes e outros elementos, mas praticamente não trabalhamos com a representação de estruturas. As vezes em que a estrutura precisa ser representada é quando uma edificação com telhado acaba tendo partes do madeiramento visíveis pela câmera, nesse caso precisamos modelar a estrutura.

Mas, e se a estrutura metálica de uma edificação fosse parte da ornamentação e plástica do projeto como um todo? Nesse caso seria preciso criar todos os elementos do projeto, inclusive a parte estrutural. Para ajudar nesse tipo de tarefa existe um plugin gratuito do SketchUp que pode acelerar a criação de elementos estruturais em projetos.

O plugin se chama Building Structure tools  e foi criado por um usuário dos fóruns Sketchucation, local em que podemos fazer a cópia do arquivo do plugin. O vídeo abaixo mostra o funcionamento do plugin dentro do SketchUp.

A ferramenta adiciona um novo painel dentro do SketchUp, em que podemos selecionar diversos elementos estruturais que podem ser escolhidos para modelagem. Dentro do painel é possível selecionar vigas ou pilares para estruturas metálicas, que são o tipo de estrutura mais trabalhosa de criar em 3d, pois geralmente o seu perfil é formado por elementos em T ou I. A modelagem não é complicada de fazer, mas ter uma opção para criar de maneira direta esse tipo de elemento ajuda muito a elaborar estruturas complexas.

Já tive que trabalhar em projetos que demandavam a visualização da estrutura, e posso dizer que é uma parte extremamente trabalhosa de criar, pois vãos longos que tinham apenas paredes, precisam de representação detalhada de objetos pequenos, como juntas de vigas metálicas.

Caso você tenha interesse em fazer o download do Building Structure tools, é importante lembrar que para copiar qualquer coisa do Sketchucation é preciso se cadastrar no fórum e fazer o login. Se você tentar fazer o download direto sem o cadastro, o arquivo não fica disponível para download.