A criação de alguns tipos de topologia usando polígonos pode ser um tanto quanto complicada, principalmente quando o elemento envolve o uso de partes em arcos. Em arquitetura um dos tipos mais complicados de forma em que podemos trabalhar são os arcos e elipses, sendo que todas as vezes que esse tipo de forma é usada na organização de espaços, teremos quase na certa problemas de distribuição. Com o uso de ferramentas de CAD a coisa fica um pouco mais fácil, mas ainda assim teremos algum tipo de dificuldade ou espaço sem bom aproveitamento. No caso de modelos 3d a coisa não é muito diferente, sendo que a criação de elementos com arcos plenos ou em ogiva, sempre são complicados.

Se você nunca teve a oportunidade de trabalhar com esse tipo de elemento, encontrei um tutorial muito interessante e detalhado que aborda a criação de arcos usando o Maya. O objetivo do tutorial é conseguir criar uma forma semelhante a que vemos na imagem abaixo:

tutorial-arcos-Maya.jpg

Essa mesma imagem faz parte de uma edificação que usa o esquema dos arcos em diversos níveis. A técnica pode ser usada para recriar os arcos com vários tipos de perfis, sendo útil para artistas que precisam trabalhar com cenários no Maya.

A técnica é simples e com um pouco de conhecimento por parte o artista, pode ser adaptada em praticamente qualquer tipo de software. No caso do Maya, o artista começa o tutorial usando dois perfis e depois fazendo a união dos objetos usando a ferramenta Bridge do Maya. Essa ferramenta em uma opção interessante que é o Smooth Path que permite fazer a ligação entre duas faces, usando não uma trajetória reta, mas um arco. O resultado é que temos algo muito próximo do resultado final do objetivo desse tutorial.

Mas, ainda são necessários ajustes no modelo para que o arco acabe ficando da maneira como o artista deseja, o que o faz trabalhar na deformação do arco de maneira um pouco mais detalhada com o uso de um cilindro como referência.

O processo é simples de seguir se você é usuário do Maya, e pode dar boas idéias para usuários de outros softwares para reproduzir a técnica usando modelagem poligonal. É um excelente guia de estudos.