A Autodesk finalmente está começando a disponibilizar para download do 3ds max 2012 para a sua base de assinantes, que estão recebendo primeiro o software. Já faz algumas semanas que publiquei aqui no blog o anuncio sobre o lançamento da versão 2012 do 3ds max, mas só agora é que o software foi oficialmente colocado a disposição de usuários para download. Além dos usuários do serviço de assinatura da Autodesk, residentes dos EUA e Canadá podem fazer o download da versão trial do 3ds max 2012 diretamente do web site da Autodesk. O filtro é feito por IP, o que impede que possamos fazer o download do software para testar, a não ser que você use algum tipo de artifício como uma VPN na América do Norte.

As novidades dessa nova versão do 3ds max são muitas, sendo que um dos destaques para os usuários acostumados a trabalhar com modelos 3d pesados é a poderosa Viewport com a tecnologia Nitrous. Essa tecnologia usa aceleração por meio de GPU para permitir a manipulação de modelos 3d de grande quantidade de polígonos de maneira rápida. Fora a eficiência na manipulação dos modelos 3d, ainda é possível aplicar diversos efeitos em tempo real diretamente na Viewport, também com o uso de aceleração de GPU.

O vídeo abaixo mostra o uso dessa nova Viewport para visualizar um modelo 3d complexo com efeitos avançados.

Mas, não é só de melhorias na Viewport que o 3ds max 2012 está baseado. A lista de novos recursos é bem extensa! Essas são alguns deles que se destacam:

  • Integração como o iRay: Novo render híbrido que usa o motor do mental ray para acelerar a criação de imagens com o uso de GPU.
  • Novas opções para animação baseada em física: Agora é possível aproveitar a tecnologia PhysiX da Nvidia para gerar animações baseadas em física, ainda mais complexas.
  • Nova biblioteca de texturas chamada Smart Substances: Aqui podemos escolher entre diversas opções de texturas e materiais para o 3ds max 2012.

Assim como aconteceu com as versões anteriores, teremos duas opções para o 3ds max:

  • 3ds max 2012: Opção completa do 3ds max destinada principalmente a criação de animação.
  • 3ds max design 2012: Focado no mercado de visualização de produtos e arquitetura, sem ferramentas de animação com deformação. Essa versão do 3ds max é um pouco mais barata que a completa.

Agora é só esperar que o 3ds max 2012 fique disponível para download para os usuários de outros países fora os EUA e Canadá, para que possamos testar o software. Já estou monitorando a área acadêmica da Autodesk, esperando pela versão educacional para atualizar o meu 3ds max 2011.