Os renderizadores que são baseados em física real estão em destaque nos dias de hoje, devido a sua capacidade de usar aceleração por GPU, fazendo com que os tempos de render necessários para gerar boas imagens acabe sendo reduzido de maneira drástica. Entre esses renderizadores temos o LuxRender, que se destaca pela sua natureza totalmente baseada em métodos do tipo Unbiased e também pelo fato de ser distribuído sob uma licença aberta. Até pouco tempo atrás os usuários do LuxRender precisavam de muita paciência para conseguir gerar imagens com qualidade, pois o tempo de espera necessário para ter imagens livres de granulação era muito alto.

A situação é bem melhor com o suporte a render por GPU no LuxRender 0.8 e também com o SmallLuxGPU.

Se você ainda não usou o LuxRender para gerar nenhuma imagem para seus projetos, encontrei uma discussão que pode ser do seu interesse nos fóruns de usuários do LuxRender. Nessa discussão um usuário chamado de strelok publicou um projeto que tentava reproduzir a iluminação dentro de uma cozinha, aproveitando os recursos do LuxRender. Depois de tentar fazer diversos ajustes, ele acabou conseguindo o seguinte resultado:

LuxRender-Cena-Cozinha-download.jpg

Um dos pontos positivos dessa discussão é que o artista acabou disponibilizando os ajustes usados para fazer o render no LuxRender, que sozinhos já valeriam uma visita ao fórum. Mas, para deixar a visita ainda mais interessante ele resolveu publicar a cena completa para download! Sim, você pode fazer a visita ao fórum e de quebra poderá copiar essa cena completa para estudar não só a renderização com o LuxRender, mas também a modelagem 3d do ambiente como um todo.

Esse tipo de acena ajuda bastante os usuários que ainda tem um pouco de dificuldade em gerar modelos 3d pequenos, para adicionar em cenas internas e criar detalhamento. É com esse tipo de produção que podemos trabalhar com projetos de interiores detalhados e com elementos necessários para reproduzir praticamente qualquer cena.

O ideal nesses casos é que você tente reproduzir os objetos da cena, usando o que o artista disponibilizou para download como exemplo. Esse é um excelente método de aprendizado e pode ajudar você a desenvlver habilidades de modelagem 3d.