O uso de fotografias como referência para modelagem 3d é algo relativamente comum e muito recomendado, pois é com esse tipo de referência que podemos deixar de lado a preocupação com a escala dos objetos e passar a dar atenção as formas e a parte técnica da modelagem. Hoje mesmo publiquei um tutorial de modelagem em que modelei uma luminária chamada LP Centrum no Blender, que fez uso de uma imagem de referência para ajudar no processo de criação. A maioria dos softwares 3d permite trabalhar com esse tipo de referência para modelagem 3d, adicionando imagens como plano de fundo da Viewport ou área de visualização 3d.

Mas, algumas dessas ferramentas conseguem fazer um pouco mais do que simplesmente adicionar imagens como referência no fundo, como é o caso do SketchUp. No software existe uma opção chamada de Match Photo que ajuda de maneira significativa na modelagem de elementos baseados em fotografia. O tutorial abaixo é uma demonstração bem completa e simples de como funciona o Match Photo e como o mesmo pode ser útil na modelagem 3d para arquitetura.

No vídeo o artista utiliza a imagem de uma pequena edificação que é alinhada com a perspectiva do SketchUp, sendo que esse é o segredo para conseguir usar de maneira eficiente o Match Photo. Ao usar as linhas vermelhas e verdes que aparecem na tela, alinhando as mesmas com as arestas da edificação já com a angulação perspectiva, podemos reproduzir os planos da fachada e começar a modelar usando esses planos já inclinados.

O vídeo mostra como podemos fazer esse alinhamento da perspectiva, e depois começar a criar os planos que representam as superfícies da fachada da edificação. Quando os planos estiverem prontos, ainda é possível aplicar a fotografia como um material das superfícies, reproduzindo de maneira tridimensional a forma da edificação na fotografia. Mesmo que não usemos esse recurso dos materiais, é interessante trabalhar com esse tipo de ferramenta para reproduzir edificações existentes e adicionar novos elementos.

Quem trabalha com modelagem 3d para arquitetura precisa conhecer o funcionamento desse tipo de ferramenta para acelerar o processo de criação baseado em fotografia, principalmente quando o objetivo é fazer reformas em edificações já existentes.