O uso de GPUs como forma de acelerar a renderização é sempre ponto de muitas dúvidas por parte dos artistas que precisam escolher uma boa placa de vídeo, e montar um computador que possa utilizar os recursos de softwares como o V-Ray RT, iray, LuxRender, Octane Render e outros. Entre as diversas dúvidas que os usuários acabam tendo é se realmente vale a pena investir em placas de vídeo profissionais, como a linha Quadro da Nvidia. Esse tipo de placa é mais cara que as GeForce, e por serem voltadas para o mercado de aplicações profissionais apresentam algumas vantagens relacionadas a durabilidade e desempenho.

O que encontramos usualmente é o uso de placas destinadas a jogos como é o caso das GeForce em softwares profissionais, mas apesar de funcionar de maneira razoável, a médio e longo prazos a durabilidade e desempenho desse tipo de equipamento tende a limitar os softwares, principalmente em cenas pesadas que exigem muito da placa.

Nvidia-Quadro-6000-GPU.jpg

Um exemplo de como esse tipo de placa pode ajudar em ambientes de produção pode ser encontrado nesse artigo da Viz-world que comenta exatamente como placas da linha Quadro ajudaram a Tigar Hare, criadores de jogos como o Call of Duty, a gerar cenários e imagens de maneira mais rápida. No artigo eles comentam como placas Quadro e Tesla da Nvidia conseguiram acelerar o render e permitiram o uso de recursos mais avançados, usando o V-Ray RT. As placas Tesla são ainda mais caras e robustas que as Quadro, mas apenas com o uso das Quadro já teríamos um grande ganho.

Comprar esse tipo de placa separada pode ser um investimento pesado para qualquer artista, mas se colocarmos o valor da placa agregado junto com um computador montado para esse tipo de propósito, o custo pode compensar o investimento. Se esse tipo de equipamento acompanhar ainda os novos processadores Sandy Bridge da Intel, teremos um computador com excelente quantidade de recursos para render.

Se você estiver interessado em adquirir um desses computadores já preparados para render pesado, recomendo uma visita a página da First Place para conhecer alguns computadores otimizados para render. Eles já apresentam os processadores Sandy Bridge e placas Quadro, o que é uma grande vantagem em termos de disponibilização de recursos.