A modelagem 3d de objetos como estruturas metálicas é o tipo de assunto que se enquadra mais em artigos sobre CAD, pois geralmente nesse tipo de situação é necessário aproveitar o máximo de informações do projeto e modelar usando precisão absoluta. Mas, em algumas situações um artista 3d pode precisar representar esse tipo de estrutura em modelos 3d que tenham apenas a pretensão de ajudar nas vendas de um empreendimento imobiliário, como é o caso da visualização para arquitetura. Já participei de projetos que demandavam a modelagem de estruturas metálicas e posso dizer que para artistas menos experientes, o tema pode até parecer complexo, mas é apenas questão de conhecer as ferramentas certas.

Para ajudar as pessoas que estejam pensando em trabalhar com esse tipo de modelagem, a Autodesk publicou no seu canal do Youtube uma série com três vídeos usando o 3ds max, mostrando o processo de modelagem 3d para estruturas metálicas. Esses vídeos abordam a criação de tipos específicos de estrutura, tanto no quesito forma como escala.

O primeiro vídeo usa curvas pare gerar ornamentos para grades e outros elementos que estão presentes em diversos tipos de projetos:

No segundo vídeo a escala do objeto que está sendo modelado é um pouco diferente, e temos uma estrutura espacial que é o que mantém íntegra uma pequena cobertura. Esse tipo de estrutura espacial é apenas complexa visualmente, mas assim que conseguimos identificar um padrão na sua forma, basta começar a copiar os blocos para conseguir gerar a estrutura como um todo.

O último vídeo aborda a criação e outro tipo de estrutura muito comum em projetos arquitetônicos que são os painéis metálicos que devem formar esquadrias para vidro. Esse tipo de estrutura também é formada por um padrão de repetição, e pode ser criada de maneira rápida e simples dentro de qualquer software 3d.

Aproveite os vídeos para conhecer um pouco mais sobre o processo de modelagem 3d desses elementos no 3ds max, e caso você não seja usuário do 3ds max, pode tentar reproduzir a maioria dos objetos apresentados em outros softwares, usando a técnica da modelagem poligonal e opções próprias de cada ferramenta.