A criação de animações baseadas em física são sempre um desafio para a maioria dos animadores, pois a quantidade de conhecimento técnico necessária para realizar a animação é sempre maior do que parte relacionada com conhecimento artístico. Por esse motivo, sempre encontro animadores experientes que ainda encontram problemas para trabalhar com softwares como o Real Flow, Krakatoa e outros que apresentam grande quantidade de parâmetros. Esse é o caso de ferramentas como o Reactor no 3ds Max, em que podemos trabalhar com muitos tipos de animações baseadas em física.

No tutorial abaixo é possível aprender como criar em tipo de efeito bem comum em animações, e que faz muito sucesso em aulas sobre animação 3d. O procedimento necessário para conseguir rasgar tecidos no 3ds Max é demonstrado em detalhes, e com um tutorial disponível em FullHD.

O material está sem áudio, mas é possível acompanhar todo o procedimento realizado pelo autor apenas assistindo aos passos realizados no vídeo. O primeiro passo é criar um plano com uma boa quantidade de subdivisões e gerar um grupo que identifica os vértices que devem ser segmentados para criar a animação com a divisão do tecido.

Com o plano identificado pelos grupos e a parte que deve sofrer o rasgo apresentando uma boa quantidade de subdivisões, inclusive bem maior que a do resto do plano, o próximo passo é adicionar um modificador Cloth ao plano. No modificador existe uma opção chamada de Make Tear que é a responsável pelo processo que faz o tecido rasgar. O único requisito para fazer com que esse tipo de ferramenta funcione, é ajustar os vértices que devem ser divididos na animação. O autor do tutorial faz diversas marcações na malha 3d para determinar esses pontos de ruptura.

O efeito gerado pela animação é muito bom, e pode ser melhorado com a adição de outros modificadores e ajustes nas curvas de animação.

Esse procedimento não é diretamente aplicado em personagens virtuais, mas já serve como ponto de partida para os animadores que precisam realizar esse tipo de animação baseada em física. Existem outras ferramentas com sistemas de simulação de tecidos que podem fazer de maneira rápida essa animação, como o Maya.