A modelagem 3d poligonal é fascinante por diversos motivos e um deles é a possibilidade de trabalhar com formas simples no início como uma primitiva geométrica, e depois adicionar pequenas modificações no objeto até que a primitiva se transforma em algo mais complexa. Nesse tipo de situação os artistas acabam tendo liberdade para adicionar quantas transformações no objeto forem necessárias, até que seja atingida a forma fina do modelo 3d. Mas, quando a modelagem 3d é limitada por requisitos como a contagem de faces, muito comum em ambientes de produção para jogos, o artista deve medir e pensar nas consequências para a topologia sempre corresponder a quantidade de faces desejada.

Um exemplo muito interessante de modelagem usando poucos polígonos, que é conhecida por modelagem do tipo Low Poly, pode ser conferida no vídeo abaixo. Nesse vídeo o artistas utiliza como base para iniciar o objeto um cubo, que é gradativamente subdividido e modificado até gerar a forma de um pé. Esse pé apresenta poucos detalhes e será utilizado como forma para contextualização por meio de texturas.

A técnica usada pelo artista utiliza apenas a subidvisão da primitiva inicial e adiciona arestas para conseguir deformar o objeto como um todo. A forma é moldada usando o polígono principal apenas com o deslocamento dos vértices do objeto até que o mesmo fique parecendo com uma bota. A imagem de fundo que guia o processo de modelagem ajuda muito a conseguir a forma final do projeto.

O vídeo utiliza o Maya para criar o modelo 3d, mas a técnica é tão simples e os procedimentos apresentados no tutorial são simples o suficiente para que você possa reproduzir em praticamente qualquer software 3d.

A ausência de detalhes na topologia desse modelo 3d é proposital, e o artista pode aproveitar a forma do pé que fica semelhante a uma bota, que será contextualizada com texturas.

Para continuar o processo de modelagem usando esse mesmo pé, podemos seguir com o modelo 3d da perna completa que é visualizada no vídeo abaixo. A técnica de modelagem é exatamente a mesma usada para o pé, o que significa que é simples aproveitar o mesmo procedimento para aplicação em outros softwares.

Um ótimo exercício de modelagem seria continuar com o processo de modelagem do resto desse corpo!