[optin-monster-shortcode id=”hh7oslsimfs1txxsidzm”]

O trabalho com projetos que envolvem grande quantidade de objetos sempre é desafiador para qualquer artista 3d, por mais que uma pessoa acabe tendo experiência, são poucos os profissionais que estão preparados para lidar com dezenas e até mesmo centenas de objetos em uma cena. Para esse tipo de trabalho é fundamental utilizar as ferramentas certas para ajudar na organização desse tipo de projeto. Por exemplo, em ferramentas de CAD existem as chamadas camadas que estão mais relacionadas com os grupos do que as camadas propriamente ditas que encontramos no Photoshop ou outros softwares.

O SketchUp permite trabalhar com esse tipo de recurso também, oferecendo um painel próprio para controlar a visualização de camadas. Caso você nuna tenha usado esse recurso do SketchUp, gravei um vídeo que mostra exatamente como funcionam as camadas do SketchUp, apenas com a parte básica necessária para conseguir utilizar a ferramenta.

O vídeo é curso, mas espero que possa ajudar as pessoas interessadas em aprender a trabalhar com o SketchUp.

Para utilizar as camadas o processo é bem simples, e envolve o uso de um painel chamado de Layers que e aberto no menu Window. No SketchUp em português esse painel se chamada Camadas mesmo, mas nesse vídeo que utiliza o SketchUp em inglês os nomes não estão traduzidos.

Bem, para utilizar as camadas no SketchUp é necessário adicionar uma nova camada no ícone com sinal de + na janela de Layers, e podemos marcar o Radio Button que fica a esquerda do nome das camadas, e fazer com que aquela seja a camada ativa. Isso significa que todos os objetos que são criados no SketchUp ficam automaticamente associados a camada ativa. Você deve lembrar que mencionei no início do artigo que as camadas funcionam de maneira semelhante aos grupos.

A camada ativa é como se fosse o grupo que irá receber todos os objetos que são criados enquanto essa camada estiver marcada. Para mudar a camada ativa, basta marcar outra camada no seletor que fica a direita dos seus nomes.

Uma opção interessante das camadas é a possibilidade de esconder os objetos de uma camada, e também colorir esses objetos na Viewport do SketchUp para facilitar a sua localização.

Essas são apenas algumas das opções disponíveis no SketchUp para controle de camadas, mas acredito que já possam ajudar muitos usuários interessados em trabalhar em projetos mais objetos em cena.