A grande maioria dos artistas que trabalha do softwares de animação, tem como objetivo produzir material que resulta em arquivos de video. Esses vídeos são gerados fora de ordem e com partes que precisam ser inevitavelmente cortadas ou ajustadas na pós-produção. Nesse ponto entram as ferramentas de edição não-linear de video como é o caso do Adobe Premiere e o Final Cut da Apple. Um dos desafios para aprender a trabalhar comesse tipo de software é encontrar material que possa servir para esse tipo de propósito, como vídeos de assuntos diversos para fazer montagens.

Keith cutting away

Sempre que preciso ministrar aulas relacionadas com montagem de video usando o Premiere ou Final Cut, acabo usando material produzido em softwares 3d por ser mais rápido e pratico. Mas, se você quiser uma boa gama de materiais para exercitar a montagem de vídeos, existe um excelente recurso que é o Worldclips. Esse web site oferece uma gama com mais de 5000 vídeos em formato NTSC que podem ser copiados de maneira totalmente gratuita para estudar a montagem de vídeos com esses softwares.

Os vídeos estão salvos com o container MOV e dispõe de resoluções em 720 por 480 pixels que é o padrão de moldura dos vídeos em NTSC.

Esse tipo de recurso é uma fonte riquíssima de material para editores de video iniciantes, pois com ele é possível fazer as mais diversas montagens e projetos com temas envolvendo:

  • Animais
  • Austrália
  • Negócios
  • Paisagens no deserto
  • Europa
  • Montanhas e paisagens montanhosas
  • América do norte
  • América do sul

Como sugestão para os interessados em aprender montagem de video, recomendo copiar vários vídeos sobre o mesmo tema, e com esse material tentar montar algo próximo de um clip usando as imagens do site.

Mas, e o audio? Um recurso muito rico para material em audio é o ccmixter, que reúne diversos remix de usuários e entusiastas de audio disponíveis inclusive para uso comercial. É importante verificar o tipo da licença oferecida no web site, para assegurar que a música pode ser aproveitada de maneira correta no seu projeto.

Agora você não tem mais desculpas para começar a colocar em prática os seus conhecimentos sobre montagem de vídeo, pois material para criar exemplos com riqueza de imagens e trilha sonora é o que não falta.