O uso de simulações baseadas em física são o meio mais rápido de conseguir criar animação, apesar de exigir dos artistas uma gama de conhecimentos relacionados com física que geralmente estão fora do escopo do material puramente artístico. Apesar de ser um pouco mais trabalhoso pelo lado técnico, as animações baseadas em física são muito legais de criar, pois a maioria de nós sabe que os resultados obtidos pelo software são muito parecidos com a interação entre objetos no mundo real. Essa familiaridade com os movimentos de algo puramente digital acaba atraindo a atenção de artistas e animadores iniciantes.

Posso afirmar isso devido ao sucesso que esse tipo de técnica tem em aulas sobre animação para usuários com menos experiência com 3d. Hoje vou mostrar no vídeo que está presente nesse artigo o funcionamento de um tipo de animação baseada em física no Maya 2011, que é o Rigid Body Dynamics. Com esse tipo de animação é possível fazer com que os objetos sofram ação da gravidade e sejam suscetíveis a colisões.

O processo para criar esse tipo de simulação no Maya é relativamente simples, sendo necessários apenas alguns ajustes básicos na área de Dynamics para gerar uma simulação. O primeiro passo mostrado no vídeo é a criação da cena base que é composta por um plano e duas primitivas geométricas.

No Maya existem basicamente dois tipos de Rigid Body que são o passivo e o ativo. As primitivas geométricas existentes na cena são convertidas em Rigid Body ativos, pois é esse tipo de comportamento que faz com que os objetos sofram ação da gravidade e possam colidir uns com os outros. Já o plano recebe o Rigid Body passivo, pois esse tipo de objeto recebe colisões dos outros elementos do Rigid Body, mas não sofre ação de campos de força como a gravidade.

Quando todos os elementos estão configurados, basta acionar o play na timeline do Maya para visualizar a animação.

Esse tipo de animação ainda permite fazer diversos experimentos e testes com parâmetros relativos ao comportamento físico, como é o caso do Bounciness mostrado no final do vídeo. Aproveite esse tipo de animação para gerar grandes seqüências de movimento de maneira automatizada.