O conjunto de modificadores do 3ds Max agrupa um número excelente de ferramentas que ajudam a modelar, animar e realizar praticamente todas as operações no software. Entre esses modificadores existem opções relativamente simples em termos de efeito, mas que ajudam muito a criar alguns tipos de animação. Nessa lista de modificadores estão o Bend, Twist, Cloth, Melt e muitos outros. Nesse artigo pretendo mostrar o funcionamento de um desses modificadores do 3ds Max chamado de Bend. O objetivo desse modificador é dobrar objetos 3d e simular algo como uma curva. O vídeo abaixo mostra um pouco do que podemos fazer com o Bend, inclusive usando animação.

O primeiro passo para usar o modificador Bend é criar um objeto que será dobrado pelo modificador, e nesse caso usamos um Box do 3ds Max. Esse objeto precisa ter apenas uma quantidade razoável de subdivisões para que seja possível deformar a sua superfície. Para esse tutorial foram adicionadas diversas divisões na malha do objeto 3d.

Ao aplicar o modificador Bend, podemos ajustar o ângulo de inclinação para o qual o objeto será submetido e assim conseguir o efeito de deformação da malha 3d. O processo é relativamente simples, e caso seja utilizado junto com o parâmetro Direction, teremos uma deformação que pode ser ajustada nas mais variadas direções.

Mas, a parte realmente interessante do Bend aparece quando tentamos realizar uma animação com o modelo 3d. Nesse caso é possível utilizar o recurso da timeline do 3ds Max chamado de Auto-key, em que os movimentos e transformações realizadas na Viewport são gravadas de maneira automática como quadros-chave.

O processo funciona da seguinte forma:

  • Primeiro é necessário posicionar a linha do tempo no quadro desejado da animação
  • Depois, aplicamos a transformação desejada

A criação das poses em animação deve sempre seguir essa mesma ordem para evitar problemas na realização e criação dos movimentos.

O Bend pode parecer simples a princípio, mas você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas e projetos de alto nível de complexidade que fazem uso desse tipo de ferramenta, mesmo que seja para modelagem 3d, em que um objeto é criado de maneira regular, e com o Bend acaba assumindo uma forma maus curva.