O SketchUp oferece uma boa gama de ferramentas de modelagem com foco voltado para o uso em projetos de visualização em arquitetura. As ferramentas e métodos de modelagem são realmente simples e podem fazer com que pessoas sem nenhuma experiência prévia, consiga efetivamente modelar em 3d. Mas, apesar dessa facilidade na modelagem ser boa sob a ótica de um usuário menos experiente, o processo pode acarretar uma série de dificuldades no que diz respeito ao excesso de objetos nos modelos 3d. Para ajudar a manter o seu projeto sempre em ordem, sem a presença de vértices desnecessários, podemos usar o plugin RemoveLonelyVertices.

O objetivo desse plugin é muito simples, e consiste na remoção de vértices que estejam isolados em um objeto 3d, seja ele nas extremidades de uma aresta ou então posicionados sobre faces ou mesmo arestas.

O processo de uso do plugin pode ser conferido no vídeo abaixo, em que o próprio autor do software realiza os procedimentos de remoção dos vértices em objetos abstratos.

Assim que escolhemos um objeto e selecionamos os seus vértices, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a seleção e escolher a opção para remover os vértices. O próprio script exibe a quantidade de vértices que foram selecionados inicialmente, e quantos ele pode remover. Existem duas opções no script que são a remoção dos vértices ou a marcação dos mesmos para edição posterior. No vídeo o autor mostra como é possível remover.

Qual a vantagem na prática para esse procedimento? A vantagem aparece quanto precisamos trabalhar com modelos 3d complexos, e que demandam a criação de uma quantidade razoavelmente grande de faces. Nesse tipo de situação os objetos acabam tendo vértices espalhados pelas suas superfícies. O problema é mais evidente quando esses objetos precisam ser exportados para outros softwares.

Por exemplo, a criação dos modelos 3d no SketchUp e a exportação dos objetos de maneira a renderizar as cenas dentro do Blender, usando softwares como o LuxRender é um excelente exemplo de como esse plugin pode ser útil. Após a utilização da ferramenta, o modelo resultante que é importado para o Blender acaba vindo muito mais “limpo”, e consequentemente mais fácil de editar e configurar materiais e texturas.