A Adobe atualizou recentemente o seu pacote de aplicativos da família CS5 que agora possuem versões CS5.5 com melhorias e novas ferramentas. Entre as melhorias apresentadas para o After Effects estão presentes um novo sistema de estabilização de vídeo, que parece ser “a ferramenta” do momento para a maioria dos softwares que trabalham com vídeo. E posso afirmar por experiência pessoal que sem um equipamento profissional de estabilização mecânica no momento em que o vídeo está sendo capturado, é quase certeza que será necessário fazer algum tipo de estabilização por software em vídeos, principalmente se a pessoa segurando a câmera estava caminhando.

Mas, como funciona esse sistema de estabilização de vídeo? O tutorial abaixo ajuda a compreender o sistema de estabilização de vídeo do After Effects CS5.5, e vai um pouco além disso com um truque interessante para os artistas em motion graphics. Com o uso desse novo sistema do After Effects, é possível simular um efeito semelhante ao que temos no Photoshop CS5 com o seu Content Aware Edit. Essa é a ferramenta que permite fazer edições e alterações em fotografias, preservando o conteúdo de elementos nas imagens.

No vídeo é possível acompanhar o processo de estabilização de vídeo usando um efeito chamado de Warp Stabilizer que utiliza um conjunto de movimentos aplicados ao vídeo, somados com uma escala para que o vídeo com a estabilização ocupe toda a área da moldura. O processo de estabilização de vídeo não é tão complicado assim, e o autor demonstra muito bem as opções disponíveis no After Effects CS 5.5 para esse tipo de operação.

Mas, o interessante mesmo aparece na segunda parte do tutorial, em que a técnica é usada junto com uma ferramenta chamada de Synthesize Edges para conseguir remover um objeto do vídeo. É evidente que a remoção de objetos de um vídeo é algo demasiadamente complicado, e que faz a alegria dos profissionais especializados em rotoscopia. Mas, essa técnica aplicada ao vídeo até que consegue resultados razoáveis, e apenas razoáveis. No final do vídeo ainda é possível perceber alguns pequenos artefatos no vídeo que deixam transparecer que existia alguma coisa naquela região.

Mesmo assim, é interessante pensar em uma futura evolução desse tipo de ferramenta. Será que no futuro o processo será simples como usar o Stamp do Photoshop?