Entre as ferramentas gráficas que são distribuídas usando uma licença livre, o Inkscape é em minha opinião a melhor opção para ilustração vetorial pelo conjunto de ferramentas e a capacidade de criar desenhos e ilustrações complexas, usando técnicas e procedimentos semelhantes ao Illustrator e o Corel Draw. Esses dois últimos softwares são as opções mais usadas pelos profissionais que desejam trabalhar com ilustração, devido a facilidade em encontrar materiais de treinamento e pela cultura já existente de trabalhar com ambos os softwares. É até difícil encontrar pessoas usando outros softwares 2d para ilustração, mesmo que sejam proprietários.
Já faz um bom tempo que não escrevo nada relacionado com o Inkscape e hoje estou mencionando o software novamente, pois encontrei um vídeo com um recurso que deve aparecer em breve para o Inkscape, e sendo essa opção muito interessante, achei que poderia despertar o interesse de outros artistas em usar o software. A ferramenta da qual estou falando é a measurement tool, e nem adianta procurar na sua última versão do Inkscape, pois ela ainda não está disponível.
O vídeo abaixo mostra um pouco do funcionamento dessa ferramenta dentro do Inkscape:
No vídeo podemos perceber como esse tipo de ferramenta será útil, e poderemos medir praticamente qualquer coisa em uma ilustração vetorial. Mas, você pode estar se perguntando: quem poderia querer medir alguma coisa em ilustrações? Muita gente!
Os softwares de ilustração vetorial são muito usados para gerar desenhos em escala, e o Inkscape por oferecer opções de ilustração bem versáteis, pode acabar se tornando uma opção interessante para que usa softwares de CAD. Sim, uma ilustração em escala e proporcional as medidas reais, poderia muito bem ser mensurada com essa ferramenta e desenvolvida de maneira bem simples dentro do próprio Inkscape.
O desenvolvimento do Inkscape é chamado de lento para muitas pessoas, o que afasta muitos usuários em potencial. Mas, é inegável que as contribuições dos desenvolvedores nas últimas versões do Inkscape deixaram o software muito mais amigável para quem procura substituir ferramentas como o Illustrator e o Corel Draw. Sempre que tenho a necessidade de criar uma ilustração vetorial para usar no Blender ou mesmo compor uma prancha para impressão usando renderizações, recorro ao Inkscape.
Já mencionei que o Inkscape é totalmente gratuito, assim como o Blender?
Legal. Ferramenta muito útil.
Allan da uma olhada no novo filho da autodesk o programa é 123D ver se consegue estudar esse programa epostar pra agente ai até pq nao conseguir né rss..
Indispensável. Depois de salvar as cores em CMYK, talvez fosse uma das mais importantes ferramentas que faltava no inkscape.
Pode frisar também que foi desenvolvido por um
Brasuka, Felipe Sanches, o Juca, que defende com unhas e dentes o uso de “softs” open source. Parabéns pra ele.\o/\o/\o/
Bem lembrado Wendell, o autor dessa ferramenta para tirar medidas é brasileiro!
oi, onde baixo o inkscape com a ferramente de medir? Baixei pelo site oficial mas não veio…
Allan, sou professor na UNESP em Jaboticabal na área de Fitopatologia (estuda doenças de plantas). Acredito muito que ciências distintas podem interagir e contribuir para o desenvolvimento. Uma doença pode se manifestar como uma mancha (negra por ex.) numa folha verde. Eu preciso medir essa mancha (ou o que restou de verde). Você teria uma idéia de como posso fazer isto num software existente ou desenvolver um? desde já agradeço a atenção.