A renderização e armazenamento de arquivos relacionados com computação gráfica na nuvem é uma forte tendência em projetos de larga escala, pelas facilidades em guardar arquivos e até mesmo acelerar a renderização. Um pouco dessa facilidade pode ser conferida no artigo em que descrevo o uso do Dropbox para ajudar nesse tipo de projeto. Mas, outras empresas estão começando a investir pesado nesse tipo de solução, que é uma evolução do que conhecemos como render farm. Agora foi a vez da Autodesk investir nessa área com o projeto Neon. Esse projeto oferece para os usuários do AutoCAD e Revit a possibilidade de renderizar projetos usando os servidores da própria Autodesk.

O uso desse tipo de recurso é simples, e requer apenas a instalação do aplicativo que faz a conexão do seu software com os servidores do Neon, para que você tenha acesso ao painel de controle do projeto e acompanhar as suas renderizações. Ainda não tive a oportunidade de renderizar nenhum projeto usando o Neon, mas as pessoas que já o fizeram postaram comentários positivos sobre o desempenho do render de maneira geral.

autodesk-neon.jpg

Como o Neon ainda está em desenvolvimento, existem muitas limitações sobre o seu uso como um todo. O primeiro é a capacidade de gerar apenas imagens estáticas, mas acredito que as animações seriam uma evolução natural. A outra é ao suporte apenas ao AutoCAD e Revit. Mesmo assim o projeto é muito interessante para todas as pessoas que precisam gerar imagens usando um desses softwares.

Por enquanto, o projeto Neon é gratuito para uso junto com o AutoCAD e Revit, mas deve ser um serviço pago quando sair do Autodesk Labs. Portanto, aproveite o tempo em que o projeto ainda é gratuito para desfrutar de uma excelente aceleração nas suas renderizações, as custas da Autodesk. Em termos de uso, a minha única sugestão seria o suporte a projetos criados usando o 3ds Max!

Já pensou poder utilizar esse tipo de estrutura para renderizar aqueles projetos de animação complexa aproveitando o 3ds Max e mental ray, sem se preocupar em abusar no Final Gather? Até que o recurso esteja disponível no projeto Neon, você terá que recorrer a uma render farm para usar o 3ds Max com mental ray na nuvem.