O mundo em que vivemos hoje é totalmente móvel, e apesar de ainda ser complicado nos livrarmos dos notebooks para fazer produção relacionada com 3d, a área de CAD já dispõe de soluções bem razoáveis para a visualização de projetos 2d. Um exemplo disso é o chamado AutoCAD WS que é uma solução gratuita da própria Autodesk que permite visualizar arquivos DWG em dispositivos como o iPhone e o iPad. Isso dá liberdade para que arquitetos e engenheiros possam consultar e fazer pequenas modificações em arquivos DWG mesmo estando sem os seus desktops ou computadores. Mas, quando o assunto envolvia a visualização de projetos 3d a coisa ficava um pouco mais complicada, pois o AutoCAD WS é bem limitado nesse sentido.

Se você gostaria de acessar os seus arquivos DWG com dados em 3d, existe um novo aplicativo da IMSI/Design chamado de TurboViewer para o iOS que é totalmente gratuito, e serve exatamente para visualizar arquivos DWG em 3D. O aplicativo é otimizado para as telas sensíveis ao toque, e funciona muito bem junto com o AutoCAD WS como complemento para o profissional de CAD que precisa consultar projetos em qualquer lugar.

turboviewer-ipad.jpg

Uma das vantagens do TurboViewer é a possibilidade de navegar em 3d no modelo aberto, o que pode ser uma excelente opção para visualizar arquivos de maneira rápida. Mesmo que você não tenha criado os modelos 3d no AutoCAD para gerar um arquivo DWG em 3d, é possível exportar os projetos para esse formato e aproveitar a facilidade de usar a tecnologia para tirar dúvidas sobre seus modelos 3d.

Mas, e seu eu não tiver um iPad ou iPhone?

Nesse caso podemos contornar essa dificuldade tecnológica com um pequeno truque. Se você precisar visualizar o seu projeto 3d no celular, e não possui um visualizador de arquivos DWG, a minha sugestão é usar algum software de captura de imagens, e gerar uma boa seqüência de telas do seu projeto. Ao colocar essas imagens na parte de visualização de fotografias do seu dispositivo, você acaba tendo uma maneira barata e menos interativa de tirar dúvidas sobre o modelo 3d. Claro que se fosse interativo seria muito melhor, mas nesse caso é perfeitamente compreensível a solução low-tech.