O uso de softwares como o SketchUp é uma das melhores alternativas para as pessoas que estão começando a trabalhar com computação gráfica 3d, mas também consiste em uma das melhores soluções para profissionais e estudantes de arquitetura. A criação de projetos 3d para arquitetura no SketchUp é muito fácil e simples, e com a sua metodologia de modelagem intuitiva, você pode começar em pouco tempo a trabalhar com projetos de complexidade mediana. Uma das opções para aprender o SketchUp é adquirir um dos vários livros sobre o software, sendo que entre os mais antigos temos o do João Gaspar que é o autor da série “SketchUp Pro Passo a Passo“.

O livro aborda a parte básica do SketchUp Pro e vai um pouco além do que é necessário para iniciar com o software. Depois de ler o livro você estará pronto para seguir em frente com seus projetos de arquitetura. Mas, chega um determinado momento que o conhecimento básico do SketchUp não é mais suficiente para suprir as suas necessidades, e algo mais avançado se faz necessário.

E para atender a essa demanda é que o João Gaspar lançou um segundo título sobre o SketchUp chamado “SketchUp Pro Avançado”. Foi com uma satisfação que recebi uma cópia do livro para ler e fazer uma análise aqui no blog. Já conhecia o trabalho do João Gaspar nos seus livros anteriores, e esse novo título manteve o mesmo padrão de qualidade dos livros passados.

Para quem não conhece o SketchUp é importante ressaltar que existem duas versões do software. Uma delas é o “SketchUp” e a outra é o “SketchUp Pro”, sendo que a versão pro é paga e se diferencia da gratuita por ser capaz de importar arquivos DWG nativamente, possuir uma ferramenta própria para criar pranchas de impressão chamada de LayOut.

SketchUpPro-avancado.png

Essa explicação foi necessária, pois muito do livro é dedicado ao uso do LayOut do SketchUp Pro, que não está disponível na versão gratuita do software. Portanto, você deve tomar cuidado com isso caso esteja querendo aproveitar o livro por completo.

Agora que você já conhece esse detalhe do SketchUp, voltemos a falar especificamente do livro. A linguagem e didática do livro é muito parecida com a da série “Passo a Passo” sendo de fácil compreensão e sempre levando para a parte prática. As explicações sobre as ferramentas sempre envolvem de alguma maneira um exemplo prático para uso em projetos de arquitetura.

Essa é a lista de capítulos do livro:

  1. Modelagem e texturização avançadas
  2. Técnicas avançadas de organização e produtividade
  3. Como usar os plugins mais famosos para SketchUp
  4. Como usar o Style Builder
  5. Blog Dicas de SketchUp!
  6. Ferramentas básicas do SketchUp LayOut
  7. Criar viewports e apresentar com o SketchUp LayOut
  8. Interface, menus, paletas e janelas do LayOut!

Um dos pontos positivos do livro é o uso de plugins do SketchUp para realizar diversas tarefas, sendo que alguns desses plugins são gratuitos para download. O uso de plugins é muito disseminado hoje entre usuários de SketchUp, e os usuários avançados acabam precisando recorrer a esse tipo de recurso para conseguir criar modelos 3d complexos de maneira rápida. E como é difícil encontrar material educacional sobre esses plugins, o livro funciona como uma excelente referência para os plugins.

Um dos destaques nos plugins é o chamado 1001bit que é um grande conjunto de ferramentas para o SketchUp, especificamente voltadas para arquitetura. No livro encontramos orientações e a descrição de como funcionam várias das ferramentas desse plugin. A única parte complicada em relação aos plugins são as urls de acesso ao material. Por exemplo, o livro recomenda os downloads de alguns plugins usando as urls do SketchUcation que são assim: http://forums.sketchucation.com/viewtopic.php?f=323&t=17587

A urls está correta, só é um pouco trabalhoso de digitar esse caminho todo no navegador. Talvez o uso de um encurtador de urls fosse uma opção mais simples, mas as urls funcionam tranquilamente para quem não errar a digitação.

O veredicto final é que o livro é um excelente material para quem está precisando expandir os seus conhecimentos no SketchUp Pro, e desenvolver tarefas mais avançadas, principalmente usando plugins e técnicas de apresentação de projetos mais aprimoradas com o LayOut. Aqui você pode fazer o download de algumas páginas do livro para avaliação em PDF de maneira gratuita.