As técnicas de modelagem poligonal são assunto constante aqui no blog, devido a facilidade com que podemos criar objetos complexos usando essas ferramentas. Mas, o mundo da computação gráfica não se resume apenas a polígonos, e algumas vezes é melhor mesmo evitar esse tipo de objeto, principalmente quando o objetivo da modelagem for criar objetos que tenham natureza orgânica, ou mesmo arredondada. Para esse tipo de situação existem as chamadas curvas. Com o uso das curvas em conjunto com modificadores e ferramentas de revolução, é possível criar uma série de objetos cilíndricos de maneira bem rápida.

Entre essas ferramentas de revolução está o Lathe que é bem conhecido de usuários do 3ds Max, por ser um modificador bem antigo da ferramenta. Com o Lathe é possível rotacionar qualquer curva sobre um dos seus eixos, e com isso gerar superfícies.

Como forma de modelagem a técnica está entre as mais simples, e consiste em exercício praticamente obrigatório de modelagem em cursos de introdução ao 3ds Max.

Para quem ainda está começando no 3ds Max, encontrei um tutorial básico que deve passar muito bem os conceitos do Lathe, e ajudar você a entender o funcionamento da técnica.

No vídeo o autor utiliza o 3ds Max para criar o modelo 3d de uma taça, que tem como base a criação de um perfil usando curvas.

Assim que o perfil da taça está criado, o artista aplica em seguida o modificador Lathe no 3ds Max, fazendo com que a curva gerada na viewport seja rotacionada sobre seu eixo, e deixando uma superfície. Ainda é possível fazer ajustes posteriores no perfil da taça criada usando apenas as curvas do 3ds Max. O conceito do modificador é universal, e pode ser utilizado em outros softwares como o Blender, mas com o outro nome. No caso do Blender temos o Spin. Já o Maya tem o Revolve que funciona de maneira muito parecida com o Lathe.

O entendimento da técnica deve ajudar as pessoas que precisam ter um conhecimento geral sobre modelagem 3d, pois permite que o mesmo objeto seja modelado usando várias opções em termos de ferramenta 3d. E um artista que tem conhecimento de várias ferramentas, acaba tendo mais flexibilidade para participar de grandes projetos, por não estar limitado a apenas um software.