Um dos assuntos mais comentados hoje entre os artistas que trabalham com computação gráfica 3d é o uso de GPUs para acelerar a renderização, e as constantes dúvidas que isso acaba gerando na escolha da tecnologia para completar um projeto. Isso já está até virando fator decisivo para a aquisição de softwares, pois muitas empresas investem em soluções 100% baseadas em GPU e outras já partem para sistema híbridos que usam ao mesmo tempo CPU e GPU. O assunto é tão polêmico que a NVidia já foi capaz até mesmo de chamar os Mythbusters para explicar as vantagens em usar GPUs para renderização alguns anos atrás, que apesar de ser uma grande jogada de marketing foi uma oportunidade para tirar as dúvidas de muita gente.

O vídeo abaixo é mais um exemplo de rendeirzação por GPU usando o VRay RT no 3ds Max, em que um artista trabalha na visualização do modelo 3d de um carro antigo, e o VRay RT é capaz de gerar a imagem praticamente de maneira instantânea.

Para esse vídeo em particular o artista utilizou um setup bemn agressivo que é composto por processador Xeon E5520 e sete placas GeForce GTX 480. Sim, é possível utilizar várias placas de vídeo no mesmo computador com a tecnologia SLi da NVidia. Quantos núcleos essa composição possui? A placa isolada tem 480 núcleos, que multiplicados pela quantidade de placas resulta em incríveis 3360 núcleos CUDA.

Com essa quantidade de núcleos ficaria muito complicado não conseguir renderizar projetos praticamente em tempo real.

Outro exemplo de render por meio de GPU é com o Octane render que é uma excelente solução para gerar imagens, pois o software consegue aproveitar muito bem os núcleos CUDA. No exemplo abaixo podemos ver inclusive a diferença de performance entre as placas profissionais da NVidia chamada Quadro FX. No vídeo são usadas a Quadro FX 1800 e a FX 3800.

Se você for investir em GPUs para render profissional, recomendo escolher as placas próprias para isso, devido a maior oferta de memória dessas placas que ajuda muito na manipulação de cenas complexas. É importante lembrar que a cena renderizada precisa ser armazenada na memória da placa para manipulação, e quando mais memória o dispositivo tiver, maiores são as cenas que a mesma consegue manipular.