O objetivo da maioria dos artistas 3d é criar imagens com o máximo de realismo para apresentar espaços ou produtos que ainda não existem, sendo essa uma das tarefas dos artistas especializados em visualização para arquitetura. Uma das técnicas mais usadas para adicionar realismo em objeto 3d é a criação de pequenos defeitos nas cenas, que possam representar com clareza a intervenção humana nesses espaços. Os objetos e espaços criados em softwares 3d tem a tendência de parecerem perfeitos demais, limpos e artificiais. Ao comparar esse tipo de imagem com fotografias, em algumas situações a diferença é percebida de imediato devido a ausência de pequenos defeitos ou fenômenos óticos como granulação na imagem ou mesmo sujeira nos objetos.

Sim, a sujeira que é tão indesejada em espaços físicas é em algumas situações necessária para adicionar mais realismo em cenas 3d.

Uma das técnicas para criar sujeira em modelos 3d é no trabalho com as texturas, em que podemos editar os cantos dos objetos e pintar a sujeira necessária para conseguir o efeito desejado, e em outras situações os próprios renderizadores já possuem opções próprias para gerar sujeira.

Esse é o caso do V-Ray para o SketchUp que já dispõe de um shader próprio para gerar sujeira nos objetos renderizados com o software. Você quer aprender a criar sujeira com o V-Ray no SketchUp?

No vídeo abaixo que já é uma produção da divisão resultante da aquisição feita pela ChaosGroup da antiga ASGVIS que agora é ChaosGroup USA, podemos acompanhar a configuração de um material usando o V-Ray Dirt no SketchUp. A cena está configurada para simular a iluminação de um studio para ajudar com a demonstração usando um fundo infinito.

O processo consiste na escolha de um material do tipo White Dirt e a configuração do TexDirt, que tem duas cores básicas que precisam de ajustes. No caso uma cor preta e outra branca que controlam os níveis de sujeira no material. No vídeo o autor faz uso de tonalidades diferentes nessas cores para conseguir o efeito da sujeira.

O resultado final é bem interessante, e tirando um pouco a interface do V-Ray no SketchUp que é um pouco confusa, parecendo até mesmo que ainda está em desenvolvimento com aqueles enormes espaços entre as opções da interface, a técnica utilizada pode ser muito útil para incrementar o realismo da cena.