A modelagem 3d com base em polígonos tem algumas opções de criação que são quase um padrão entre os mais variados softwares, geralmente presentes sobre a forma de modificadores. Por exemplo, um dos modificadores mais comuns em softwares de modelagem é o chamado Bend, que tem como objetivo dobrar os objetos em 3d. O modificador está presente em softwares como o 3ds Max, Blender e vários outros. Mas, apesar dessa opção ser importante, o SketchUp é um dos softwares que não dispõe por padrão desse tipo de ferramenta. Para conseguir utilizar algo semelhante ao Bend no SketchUp precisamos recorrer aos plugins escritos em Ruby.

Um desses plugins é o chamado Shape Bender que tem como objetivo dobrar objetos modelados com o SketchUp. Você pode fazer o download do plugin Shape Bender do SketchUp de maneira gratuita nesse endereço, que leva aos fóruns do Sketchucation. É importante lembrar que para fazer esse download você precisa ser usuário registrado no fórum.

Bem, mas como esse plugin funciona? Para mostrar como o Shape Bender funciona, consegui montar um tutorial curto e prático que mostra o funcionamento do Shape Bender.

Para usar o Shape Bender é necessário seguir algumas regras:

  • O objeto que será dobrado precisa ser um grupo ou componente do SketchUp;
  • É preciso ter uma linha reta e um arco;
  • A ordem da seleção dos objetos é primeiro o modelo 3d, depois a linha e por último o arco;

O funcionamento do Shape Bender é simples, e seguindo as regras que foram apresentadas teremos o modelo 3d dobrado com o plugin. A única coisa que deve ser observada antes de utilizar o Shape Bender, salve o arquivo, pois a quantidade de processamento necessária para que o modelo 3d seja dobrado é proporcional a complexidade da topologia do objeto. Portanto, muito cuidado com projetos importantes que não foram salvos.

Com o plugin você irá criar de maneira muito mais fácil objetos como rampas, calçadas ou outros elementos que tenham natureza curva. Ao invés de modelar os objetos em curvas, é possível criar os elementos retos e depois dobrar os mesmos! Para fazer ajustes na composição do objeto curvo, utilize as teclas direcionais no teclado para alterar a ordenação do objeto final.