O renderizador chamado Kerkythea é muito usado na área de arquitetura, principalmente e conjunto com o SketchUp como forma de gerar imagens com grande nível de realismo, especialmente de ambientes como interiores. A quantidade de mensagens que recebo pelo formulário de contato do blog, solicitando ajuda ou dicas para trabalhar com o Kerkythea é bem considerável, e para ajudar esses artistas e usuários do Kerkythea, resolvi começar a indicar tutoriais e material de estudo sobre a ferramenta. Já usei o Kerkythea no passado algumas vezes em projetos de renderização com o Blender, mas depois de um tempo acabei parando de usar o software e o troquei pelo Indigo, ainda na época em que o render era do tipo Freeware.

E para começar com as dicas relacionadas com o Kerkythea, podemos começar com esse excelente guia rápido de configuração do renderizador para gerar iluminação para interiores. O artigo é bem antigo, mas as configurações e dicas que o autor da cena relacionou ainda podem ser utilizadas.

tutorial-kerkythea.jpg

O processo consiste na edição de três campos no painel de renderização do Kerkythea:

  • Campo lights: É preciso habilitar o uso de Soft Shadows e depois modificar o raio e o multiplicador da escala das luzes.
  • Campo Ray Tracing: É preciso alterar o Fuzzy Tracing para High e depois modificar o soft shadows para High e depois o Max Scatter Bounces para 4.
  • Campo Global Illumination: Escolha o método de render do tipo Photon Mapping+Final Gathering e aumente o número de fótons para 5000.
  • Tone Map: Exponential color mapping

Esses ajustes devem ajudar a criar uma imagem semelhante a que ilustra esse artigo. É importante lembrar que o método de render usado nessa técnica é mais indicada para ambientes internos. O autor dessa técnica se chama demmios.

Para ajudar ainda mais o aprendizado do Kerkythea, é possível fazer o download da cena usada como exemplo nesse artigo, diretamente no link indicado no início desse artigo.

A quantidade de renderizadores disponíveis para o SketchUp é bem grande, mas muitos deles estão disponíveis apenas em versões comerciais. O Kerkythea se destaca por oferecer imagens de qualidade e ser gratuito, e com scripts para exportar cenas diretamente do SketchUp.