Clicky

Renderizando uma cena com escadas no Blender e YafaRay

Compartilhe o artigo!

O Blender está para receber no futuro um novo renderizador chamado de Cycles que já foi apresentado em vídeos e tutoriais diversas vezes aqui no blog. Entre as vantagens do Cycles é que o mesmo suporta render por GPU e o mesmo aproveita algoritimos avançados de renderização, como o Path Tracing que é excelente para cenas externas. Mas, apesar de estar para receber esse novo renderizador, os artistas que trabalham com visualização de ambientes no Blender ainda tem muito o que produzir com os já existentes renders externos compatíveis com o Blender. E nesse conjunto os destaques na área Open Source são o YafaRay e o LuxRender.

Um exemplo disso é a grande quantidade de material que ainda é publicada nos fóruns de usuários do YafaRay e LuxRender. No fórum do YafaRay um artista chamado Alejandro publicou uma imagem de excelente qualidade, mostrando a representação de uma escadaria interna, que foi inspirada numa fotografia real. Uma das vistas que foi gerada por esse projeto pode ser conferida na imagem abaixo, mas para ter a real noção da qualidade desse render, recomendo visitar o link do fórum e conferir as duas imagens renderizadas e maior resolução.

O processo de criação dessas imagens demorou alguns dias segundo o próprio Alessandro, em uma rápida troca de mensagens com ele, o mesmo explicou que até mesmo a pós-produção da imagem foi realizada dentro do Blender, sem o auxílio de outras ferramentas como o Photoshop ou GIMP.

Mas, isso não é tudo! O artista foi bondoso o suficiente para publicar no mesmo fórum os ajustes que ele utilizou para conseguir chegar nesse resultado de iluminação e parâmetros de renderização no YafaRay. O método usado foi o Photon Mapping que é excelente para cenas internas.

O YafaRay ainda não possui uma versão estável compatível com o Blender 2.5, sendo necessário fazer o download de um build especial no graphicall.org para usar o renderizador. Caso você tenha interesse em aprender mais sobre o seu funcionamento, esse exemplo da cena do Alejandro é uma excelente referência.

Se você sabe alguma coisa sobre esses métodos de renderização, recomendo colocar em prática os seus conhecimento sobre render e iluminação no quiz sobre o assunto, disponível em EAD – Allan Brito.

2018-03-20T12:57:14+00:00 By |YafaRay|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. Edison Nery 31/08/2011 em 12:09 pm

    Allan, tentei usar a mesma versão do exportador que o Alejandro usou em sua imagem e tive um problemas com as texturas. Ele está usando neste trabalho uma textura para o chão. Tentei usar aqui em um dos meus trabalho uma textura e não funciona. Peguei uma outra versão do exportador com um amigo que sempre usa texturas e aqui tbm não funcionou.
    Se você tiver alguma luz pra me dar sobre o que fazer para resolver isso ou se tiver alguma versão mais estável para me indicar eu agradeceria muito.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.