Os métodos e técnicas utilizados para simular roupas e tecidos em 3d são os mais diversos, mas independente da técnica utilizada pelo artista 3d, a criação de tecido acaba envolvendo o uso de técnicas híbridas de modelagem, pois temos uma mistura de objeto que reage com base em interações físicas e se deforma de maneira muito fácil. Um dos procedimentos mais simples para simular tecidos em personagens e objetos é literalmente modelar a roupa sobre os objetos e depois tentar tratar o resultado usando texturas. A quantidade de personagens que faz uso desse tipo de artifício para representar seu vestuário é bem grande.

De uns tempos para cá aparecerem ferramentas especializadas em simular tecidos com base em física, que são geralmente agrupadas junto de opções com Rigid Body Dynamics e outras. Esse tipo de ferramenta ajuda muito na maioria dos projetos, mas ele é apenas uma opção de simulação para alguma coisa que já foi modelada. Já pensou se existisse uma ferramenta dedicada que criasse apenas tecidos em 3d? Essa ferramenta existe e o seu nome é Marvelous Designer, e o seu objetivo principal é trabalhar com o design e modelagdem 3d de tecidos que podem gerar roupas ou adornos para objetos em 3d. O software não é gratuito, mas possui uma versão de testes que funciona por 30 dias, e pode ser copiada diretamente do seu web site.

Quer saber como o software funciona? O vídeo abaixo mostra um pouco de como podemos aproveitar o Marvelous Designer para criar roupas para um personagem criado no LightWave 3D. Repare como o processo de criação da roupa é simples, e consiste no posicionamento e montagem de vários planos representando as várias partes do tecido da vestimenta.

Com a ferramenta é possível economizar e agilizar o design de produção para animações com vários personagens, ou mesmo ajudar na criação de tecidos para móveis usados em visualização para arquitetura. A aplicação desse tipo de ferramenta na criação de móveis fica bem evidente quando utilizamos como exemplo, alguns tipos de peças que precisam de grande quantidade de detalhes em tecidos como sofás, cortinas e algumas cadeiras. O custo pode parecer alto, mas para quem precisa de detalhes realistas em tecidos, o investimento parece compensar.