Uma das melhores maneiras de mostrar qualquer tipo de produto ou modelo 3d sem a necessidade de criar contextos ou cenas complexas, é utilizando um cenário semelhante a um estúdio fotográfico, em que tentamos simular um plano de fundo infinito, e o posicionamento das luzes de maneira a mostrar de maneira homogênea os objetos na cena. Sempre repito nas minhas aulas sobre iluminação e render, que esse tipo de configuração deve ser conhecido por qualquer artista 3d, independente do software ou plataforma que é usada para gerar as imagens.

Já faz um tempo que não comento nada sobre o Cinema 4D, e como encontrei um excelente tutorial sobre a criação de iluminação de estúdio para o software, resolvi escrever esse artigo para mostrar como funciona o procedimento.

Como criar iluminação de estúdio no Cinema 4D?

O procedimento para criar um cenário de estúdio é muito parecido em todos os softwares que trabalham com renderização e animação, e consiste no ajuste do cenário, que pode receber um plano dobrado para simular o fundo infinito, e os controles dos materiais e render da cena. O vídeo abaixo mostra como realizar todos esses ajustes no Cinema 4D.

No vídeo o autor ainda adiciona três esferas com reflexões usando efeito Fresnel, que atribuem um nível extra de realismo para a cena. O segredo para o realismo da cena como um todo é a existência dos planos que emitem energia luminosa, parâmetro editado nos materiais do Cinema 4D. A posicionamento de vários desses planos é que consegue realizar a iluminação do estúdio e ainda gera as reflexões visíveis na superfície das esferas nos objetos.

Depois de ajustar os materiais da cena e configurar a iluminação global para renderizar a imagem, o processo de criação da cena está completo. As esferas que foram usadas nesse tutorial podem ser substituídas pelos mais variados objetos, e a renderização aliada ao posicionamento das luzes deve gerar um excelente efeito para apresentar produtos ou modelos 3d com fundo infinito.

Esse é o tipo de configuração que todos os artistas 3d deveriam conhecer, e se você for usuário do Cinema 4D, agora ficará mais fácil trabalhar com iluminação de estúdio, seguindo os passos mostrados nesse tutorial.