A escolha de uma ferramenta de CAD é determinante para o desenvolvimento de projetos envolvendo desenho técnico, e muitas pessoas ainda recorrem ao AutoCAD, devido aos vários anos de hegemonia quase absoluta no nosso mercado. Essa dependência ao AutoCAD tem raízes em várias faculdades de engenharia ou arquitetura, em que os professores recomendavam aos alunos estudar o AutoCAD, pois ele era o único que realmente “funcionava”. Hoje em dia a coisa é bem diferente e podemos utilizar softwares de CAD como alternativas para o AutoCAD, inclusive com ótimas opções gratuitas.

Alternativas gratuitas ao AutoCAD: FreeCAD e LibreCAD

Já mencionei aqui no blog várias ferramentas gratuitas de CAD como o DraftSight que são Freewares e substituem muito bem o AutoCAD, inclusive seguindo a mesma organização da interface para facilitar a migração dos usuários, e hoje vou falar sobre duas dessas ferramentas que podem ser usadas em conjunto. A primeira é o FreeCAD que é um excelente modelador 3d, e funciona perfeitamente dentro de um contexto de modelagem com sólidos, e a outra ferramenta é o LibreCAD que é um software mais voltado para a criação de pranchas técnicas.

Esses dois softwares podem ser usados em conjunto, para que você possa elaborar os mais variados trabalhos, como pranchas técnicas para projetos mecânicos. Gostaria de ver um exemplo de como isso pode ser feito? O vídeo abaixo mostra como podemos criar um modelo 3d no FreeCAD utilizando suas opções de modelagem com sólidos, e depois exportar vistas desses modelos 3d em DXF para edição no LibreCAD.

No vídeo podemos acompanhar como é possível aproveitar os modelos 3d criados no FreeCAD e depois que os mesmos são exportados para o formato DXF, é possível abrir os projetos em praticamente qualquer software de CAD. Você deve ter percebido que o FreeCAD é muito semelhante em termos de modo de trabalho ao Inventor da Autodesk, até pela quantidade de exemplos relacionados com modelagem mecânica, fica evidente a semelhança e o dimensionamento do público. O ponto negativo do FreeCAD é que muitos dos seus recursos ainda estão em desenvolvimento, mas já é uma boa opção para quem quiser escapar do AutoCAD.

Já o LibreCAD é mais próximo a um software de CAD generalista como o AutoCAD.