O Curso de Animação 3D com Blender recebeu uma atualização significativa nas suas aulas nesses dois últimos dias, com a publicação das aulas 06 e 07. Essas aulas abordam alguns dos temas mais “complicados” de todo o assunto apresentado nesse curso, que são os Drivers do Blender e a sua aplicação em uma animação 3D. Os Drivers são uma ferramenta importante para construir controladores para animação, em que podemos determinar valores para certas propriedades com base nas transformações de outros objetos. É com esse tipo de ferramenta que os animadores criam verdadeiros painéis de controle para personagens virtuais.

Curso de animação 3D com Blender: Descrição das aulas 06 e 07

A aula 06 é sobre o uso desses Drivers e mostra exemplos da sua aplicação em objetos simples como portas, e até em uma face estilizada de um personagem, controlando a influência que os Shape Keys exercem sobre um polígono.

Mas, é na aula 07 que você vai colocar todos os seus conhecimentos sobre animação que já foram trabalhados no curso a prova, com um pequeno exercício de animação. A aula 07 mostra todos os passos necessários para construir a animação exibida no vídeo abaixo:

É a representação de um braço robô, em que essa estrutura deve pegar uma esfera que está repousando sobre uma plataforma, e depois soltar a mesma em outra plataforma logo ao lado. Essa animação é interessante, pois os controles das influências que fazem com que a esfera se desloque junto com o braço são feitos usando Drivers. Na aula 07, os participantes do curso podem fazer o download do arquivo fonte (.blend) dessa animação, para ajudar nos seus estudos.

A lista de assuntos abordados apenas nesse exercício do braço é a seguinte:

  • Hierarquias
  • Criação de pontos pivô
  • Animação por rotação usando coordenadas globais e locais
  • Uso de constraints
  • Aplicação de Drivers para controle dos constraints

Só o exercício do braço é composto por três vídeos que somam quase uma hora de tutorial! Esse foi um dos motivos da demora em publicar essa aula junto com as outras.

Agora só estão faltando três aulas para que o curso esteja completo, e essas aulas devem ser publicadas até o próximo dia 09.

Quer participar desse curso? Para se inscrever no curso de Animação 3D com Blender, você deve visitar o endereço indicado no link. Lá está a lista completa de aulas com os respectivos tempos, e também as orientações sobre a inscrição.

Caso você já esteja inscrito no curso de modelagem poligonal com Blender, utilize o botão de inscrição localizado dentro do curso, para receber um desconto de 10% na inscrição.