A criação de modelos 3d sempre envolve algum nível de repetição no estágio da modelagem, pois como você pode perceber ao observar o mundo ao seu redor, muito do existe no mundo real é formado por nada mais que pequenos blocos que são repetidos em padrões. Portanto, ao criar um desses pequenos padrões, você poderá copiar esse objeto inúmeras vezes para conseguir modelar praticamente qualquer coisa. Existem várias ferramentas em 3d que conseguem criar essas cópias como o Array e o Scatter, que funcionam de maneiras diferentes dependendo do software escolhido para a modelagem.

Mesmo com essas diferenças, uma coisa é certa, em algum momento você vai precisar realizar cópias de objetos para modelar em 3d.

Script para criar cópias múltiplas de objetos no 3ds Max

Um script para o 3ds Max que está em estágio Beta, pode ajudar significativamente a criar esses modelos 3d. Esse script se chama Populate:Panels e ele ajuda a criar objetos como exibido na imagem abaixo:

panels.jpg

Repare que foi criado o modelo 3d de uma janela bem detalhada, e essa mesma janela foi usada como base para substituir as faces de um Torus Knot e gerar um efeito bem interessante na composição do modelo 3d.

O script faz a distribuição dos objetos sobre uma superfície, mas isso não é tudo. Com ele é possível fazer com que as cópias sofram pequenas modificações e até mesmo podemos deixar a distribuição aleatória. Entre os objetos que podem ser usados para a distribuição estão polígonos e até mesmo superfícies NURBS.

Ainda é possível adicionar materiais e texturas diferentes nos objetos copiados, para ajudar a diferencias as superfícies.

O trabalho de modelagem com o script é bem interessante, pois as alterações na modelagem podem ser visualizadas em tempo real, bastando para isso habilitar o preview do script. O resultado do modelo 3d é sempre geometria nativa do 3ds Max, que pode ser reaproveitada em instalações do 3ds Max que não possuam o Populate:Panels instalado.

Como o script está em estágio beta, os desenvolvedores estão oferecendo a ferramenta de maneira gratuita, o que pode mudar assim que o script fique estável. Portanto, corra agora para fazer o download da sua cópia!