A aplicação de materiais em modelos 3d é um dos últimos estágios no processo de modelagem, para atribuir realismo as superfícies na renderização. Quando os materiais representam apenas características como vidro ou plásticos lisos, o uso de shaders próprios para representar esses materiais é suficiente para a renderização. Mas, quando a situação exige um tipo de representação mais sofisticada, é necessário recorrer ao uso de texturas baseadas em imagens. Essas texturas ajudam bastante na representação de superfícies com características visuais distintas como Madeira, metais e outras que são difíceis de representar apenas com shaders e gradientes.

Apesar de oferecer a possibilidade de representar superfícies de maneira mais realista, as texturas baseadas em imagens exigem um pouco mais de trabalho na parte da edição dos modelos 3d. Nesse caso é preciso configurar o tipo de mapeamento que melhor se adequa a morfologia do objeto que vai receber a textura.

No 3ds Max é possível utilizar um modificador simples que ajuda no mapeamento das texturas aplicadas em objetos. Esse modificador é o UVW Map que já possui uma serie de volumes pré-definidos e que ajudam a configurar a distribuição das texturas.

Como usar o mapeamento de texturas no 3ds Max?

Para os que estão aprendendo a utilizar o 3ds Max, o vídeo abaixo faz uma excelente apresentação e demonstração do funcionamento do modificador para ajustar texturas.

Apesar de parecer que o autor do vídeo, que pela voz é uma autora, estar usando o 3ds Max em um Mac OS X, o que está acontecendo ali é o processo de virtualização usando um software chamado de Parallels. Hoje é a única solução para executar o 3ds Max em um Mac Os X, sendo exatamente a mesma solução que eu utilizo, apenas com outro software que no meu caso é o VMWare Fusion.

No tutorial o autor utiliza como referência um objeto com firma cilíndrica, que apresenta problemas na distribuição de uma textura do tipo checker, que é aquele quadriculado usado para avaliar a eficiência do mapeamento. Repare que a distribuição da textura não é regular na parte superior e central do modelo 3d. Assim que o modificador UVW Map é aplicado, a textura já aparece de maneira melhor na superfície dos objetos.

Para objetos simples que não demandem de mapeamento mais sofisticado, como é o caso de superfícies orgânicas, o modificador UVW Map é mais que suficiente, e permitindo até usar modelos de distribuição prontos baseados em primitivas geométricas.