Os profissionais que trabalham com desenho técnico sempre passam por uma fase em que precisam escolher uma ferramenta de CAD que será criada para fazer seus projetos. Nas universidades e faculdades ainda é comum encontrar professores que recomendam aos seus alunos o uso do AutoCAD, como sendo a única e definitiva solução de CAD para quem precisa trabalhar em grandes projetos. isso já foi praticamente um dogma entre os profissionais de arquitetura, engenharia e demais que precisam criar pranchas técnicas. Mas, hoje existe uma gama enorme de opções que atendem perfeitamente aos requisitos mais exigentes em termos de projetos para substituir o AutoCAD.

ZWCAD como substituto do AutoCAD

Uma dessas opções é o ZWCAD que é comercializado no Brasil pela totalCAD . O ZWCAD é uma ferramenta de CAD bastante completa e que pode substituir perfeitamente o AutoCAD em projetos simples, e também nos mais complexos. Isso tanto é verdade, que fiquei surpreso ao visitar a lista de empresas que adotam o ZWCAD como ferramenta de trabalho.

Mas, quais são as vantagens em usar o ZWCAD como substituto do AutoCAD?

A convite da totalCAD fiquei testando o ZWCAD por alguns dias para escrever essa análise, e posso dizer que fiquei impressionado com o resultado. Sou usuário do AutoCAD já faz mais de 10 anos, e me adaptei de maneira muito rápida ao ZWCAD. Assim como acontece com outros softwares na área, o ZWCAD oferece opções e comandos idênticos ao AutoCAD. Por exemplo, a parte de edição e comandos de criação como Line, Copy, Move e outros são exatamente iguais aos do AutoCAD.

Se você quiser deixar o software personalizado com as configurações que você já possui no AutoCAD, é possível exportar suas configurações para o ZWCAD.

Compatibilidade com arquivos do AutoCAD

A compatibilidade com arquivos DWG é muito boa, e consegui importar projetos antigos criados em versões diversas do AutoCAD, e até mesmo arquivos salvos com o AutoCAD 2011 foram lidos sem nenhum tipo de problema. Só não realizei o teste com arquivos DWG do AutoCAD 2012, pois não tinha nenhum arquivo criado na versão 2012 do AutoCAD para realizar o teste.

A lista completa de recursos do ZWCAD pode ser conferida neste Link.

Comparação entre o ZWCAD e o AutoCAD

Quer ver uma comparação interessante sobre o ZWCAD? O vídeo abaixo faz a comparação direta entre o desempenho do ZWCAD e do AutoCAD:

O meu parecer sobre o software é totalmente positivo, e para todos os que estão procurando uma alternativa viável ao AutoCAD, recomendo testar o ZWCAD. A totalcad oferece o download do software para fins de teste de maneira gratuita, que funciona por 30 dias.

Se você trabalha com desenho técnico, recomendo o download!