A quantidade de dúvidas relacionadas a escolha de hardware especializado para projetos de computação gráfica que envolvem renderização são bem freqüentes aqui no blog. Sempre estou recebendo mensagens pelo formulário de contato e Twitter em que pessoas me questionam sobre placas de vídeo, softwares e configurações de maneira geral. Além das perguntas diretas pelo formulário de contato, você pode procurar também esse fórum especializado em hardware para computação gráfica, que estou inclusive participando ativamente. Lá você pode encontrar várias duvidas de artistas sobre hardware que foram devida mente respondidas por mim, e também por outras pessoas que trabalham com renderização.

ATI FirePro V8800

Mas, se você quiser ler um artigo muito interessante sobre performance de placas de vídeo profissionais, encontrei um texto excelente que coloca a prova em diversas situações alguns dos destaques na área de GPU tanto da NVidia como da ATI.

Qual a melhor placa de vídeo para computação gráfica 3d?

O artigo foi escrito no início do mês, e trás uma excelente comparação entre alguns dos pesos pesados da área de GPUs profissionais.

Entre as placas testadas estão as seguintes:

  • FirePro V5900
  • FirePro V7900
  • Quadro 2000
  • Quadro 4000
  • Quadro 5000
  • Quadro 6000

Todas essas placas são boas opções para trabalhar profissionalmente com 3d, mas como é o desempenho em softwares específicos? No artigo você encontra informações extremamente importantes e comparações de performance em ferramentas como 3ds Max, Maya, Softimage, Mudbox, Lightwave, Cinema 4D, Modo e iray.

Quer saber a conclusão do artigo? Se você não quiser ler o estudo completo com todos os dados comparativos, vou passar já o resultado da comparação. Segundo o autor do estudo, as placas da NVidia levam pequena vantagem sobre as da ATI. Mas, é feita uma ressalva sobre os softwares usados no teste. Se você reparar bem nos dados comparativos, em alguns softwares as placas da ATI foram mais rápidas. Portanto, a escolha da placa de vídeo deve ser condicionada também pelo software que será usado no seu cotidiano.

Para quem estava em dúvida sobre placas de vídeo, recomendo muito a leitura desse artigo, para conseguir descobrir qual a melhor placa de vídeo para cada software citado no estudo.