O Adobe After Effetcs é um dos softwares mais usados para criar peças gráficas para TV e cinema, mesclando imagens e som de maneira a criar animações sofisticadas. Mas, apesar de toda a complexidade da sua timeline e recursos disponíveis para criar movimento, é preciso saber o básico para trabalhar com o After Effects, e nesse ponto precisamos compreender o processo de animação por interpolação para depois evolir para composições mais complexas.

É exatamente com os usuários do After Effects em mente que produzi um pequeno tutorial que tem como objetivo mostrar como trabalhar com interpolação no software, e que será o primeiro de uma série sobre o After Effects.

Como criar animação com o Adobe After Effects?

O processo de animação por interpolação é relativamente simples de ativar, bastando para isso expandir os campos relativos as transformações na timeline do After Effects. O vídeo abaixo mostra como criar uma animação simples no After Effects:

A timeline do After Effects é uma das mais complexas que conheço devido a grande quantidade de informações que ela acaba exibindo, dependendo do tamanho e escala das composições. Mas, é com ela que precisamos trabalhar para criar animação. Cada objeto na composição possui uma trilha na Timeline que agrupa todas as propriedades dos elementos como as transaformações. É exatamente isso que usamos para criar a animação desse tutorial. Ao expandir as propriedades da timeline para o objeto selecionado, podemos acessar as trnaformações de posicionamento.

Nessa área existem pequenos ícones a esquerda de cada propriedade, representando um relógio, que na verdade é um cronometro. Ao pressionar esse ícone poderemos adicionar keyframes na trilha correspondente na timeline.

Isso é praticamente tudo que precisamos fazer para habilitar a animação. Os próximos passos agora envolvem o posicionamento do cursor de animação, ou playback head no ponto desejado da timeline.

Ao mover o objeto na composição um novo keyframe será adicionado de maneira automática! Se esse mesmo processo for repetido várias vezes, o resultado será uma animação.

Apesar de mostrar o resultado apenas com movimento no tutorial, o mesmo procedimento pode ser aplicado em qualquer propriedade para gerar animação com o After Effects. Como a timeline do software manteve a mesma consistência entre as versões do After Effects, você pode aplicar o mesmo princípio em versões anteriores do software como a CS3 ou CS4.