Entre as maiores limitações do SketchUp na opinião de usuários mais experiêntes, está o fato do mesmo não dispor de uma opção boa e gratuita de renderização, para gerar imagens realistas. Existem sim muitos renderizadores que trabalham com o software, mas nenhum deles com uma versão 100% gratuita para o SketchUp. Ainda existem opções de avaliação de renders comerciais como o Podium ou o V-Ray, mas a grande maioria acaba oferecendo uma opção de um software demo para avaliação, que mostra uma marca d'água na imagem ou então limita os recursos do renderizador.

Maxwell for Google SketchUp

Um dos renderizadores comerciais mais conhecidos pela qualidade das suas imagens chamado de Maxwell Render, acaba de receber uma versão dedicada ao SketchUp que pode interessar a muitos usuários.

MaxwellforSketchUp.jpg

Os artistas que trabalham com o SketchUp já tinham a opção de exportar as suas cenas de dentro do SketchUp mesmo para o editor do Maxwell para renderizar as suas cenas. Mas, isso envolvia o envio dos arquivos e dados do SketchUp para outra ferramenta. Agora foi lançada uma versão diferente e mais simples do Maxwell Render que pode ser executada diretamente de dentro do SketchUp. O chamado Maxwell for Google SketchUp oferece uma gama de opções muito boas para renderização, iluminação, materiais e outros recursos que estavam disponíveis apenas na versão mais “completa” do renderizador.

Uma das vantagens dessa versão do Maxwell, é que podemos instalar a mesma no SketchUp usando um modo gratuito, que funciona independente de licença com a limitação do tamanho do render para 800 pixels de largura. Se a licença do software for adquirida por 95 dólares, valor bem em conta para a qualidade dos renders gerados pelo software.

Mantendo o Maxwell e SketchUp instalados

Para os usuários que procuravam um render gratuito e de qualidade para o SketchUp, o Maxwell for Google SketchUp é uma excelente opção, principalmente se você não pretende imprimir as suas imagens renderizadas. A largura de 800 pixels para as imagens pode parecer pequeno, mas é suficiente para visualização de ambientes para desenvolvimento de projetos e estudo de iluminação. Eu recomendo do download para avaliação, e caso você goste pode deixar o Maxwell instalado no seu SketchUp sem custo algum.