A criação de maquetes eletrônicas para arquitetura sempre inicia com um projeto que geralmente é oriundo de softwares de CAD como o AutoCAD. Ainda me lembro das primeiras vezes em que precisei criar uma maquete eletrônica ainda na faculdade, e depois de algumas horas tentando trabalhar com o 3d studio Max 2, isso era na segunda metade dos anos 90, desisti de tentar criar alguma coisa que tivesse um mínimo de precisão e passei logo para o AutoCAD. E ainda hoje a coisa não é diferente, e mesmo sabendo que é perfeitamente possível trabalhar com dimensões e medidas na modelagem poligonal para arquitetura, ainda é tentadora a possibilidade de usar um software de CAD para elaborar os modelos 3d.

Um dos meus primeiros trabalhos na área de computação gráfica era exatamente a finalização de projetos arquitetônicos oriundos na maioria das vezes do AutoCAD. Portanto, a experiência de importar arquivos em DWG para o 3ds Max ainda é bem comum para mim, como o fato de organizar os objetos já em camadas pensando na divisão resultante no 3ds max.

Integrando o AutoCAD com o 3ds max para arquitetura

A Autodesk está com um projeto muito interessante para os usuários e artistas que ainda utilizam o processo de criação para arquitetura começando no AutoCAD e terminando no 3ds max. O nome do projeto é AutoCAD Quick Send to 3ds Max e a sua proposta é bem simples, consistindo em uma maneira rápida de enviar arquivos do AutoCAD para o 3ds max.

Os vídeoa abaixo mostram um pouco de como funciona essa tecnologia:

Você pode fazer o download gratuito dessa extensão para o AutoCAD de maneira gratuita no site do projeto, e a Autodesk garante o seu funcionamento até o dia 1 de Março de 2012. Portanto, corra e garanta a sua cópia!

Modelagem 3d para arquitetura

Uma dica interessante para quem ainda está começando seus projetos em softwares de CAD, é que hoje já existem inúmeras ferramentas de precisão para a modelagem poligonal em ferramentas como o 3ds max, Maya, Blender e outros. A vantagem em criar os modelos para arquitetura no próprio software em que você vai finalizar e renderizar a cena, até para ter facilidade na aplicação de materiais e texturas, e controle total sobre mapas UV e outros detalhes.