Os artistas 3d estão sempre tentando encontrar formas de criar cenas e imagens com o máximo de realismo em seus projetos, e isso geralmente leva as pessoas a adotar renderizadores avançados ou softwares caros para melhorar a iluminação e materiais. Mas, com o uso de elementos simples como a adição de pessoas nas imagens, o realismo tão desejado pode ser atingido de maneira bem mais rápida. O uso de imagens de pessoas atribui realismo em renderizações e ainda ajuda na sensação de escala geral da cena, que pode ficar dúbia sem a representação da figura humana, principalmente em ambientes criados para arquitetura.

Uma das técnicas mais simples para adicionar pessoas é com o uso de texturas aplicadas em planos, que são renderizadas e posicionadas na cena de maneira semelhante a uma placa, mas que não pesam no render e ajudam na composição geral do projeto.

Download gratuito de texturas de pessoas

Para os que gostariam de usar esse tipo de recursos nos seus projetos, o primeiro passo é conseguir uma boa biblioteca de pessoas que possam ser usadas como texturas em renderizações. Esse tipo de imagem é chamada de 2D Cutout e pode muito bem ser encontrada com imagens de pessoas, árvores ou carros. Se você não tem nenhuma biblioteca assim, recomendo visitar o web site do pessoal da pixelflakes, pois eles disponibilizaram um pacote com 20 texturas de pessoas em excelente resolução, já com máscaras para edição em softwares como Photoshop ou GIMP. O arquivo é um pouco grande, passando dos 300 MB, mas garanto que vale o download pela qualidade dos mapas disponíveis.

download-gratuito-texturas.jpg

Outras bibliotecas gratuitas de texturas para download

Esse conjunto de recursos pode ser somado a outros downloads que já recomendei aqui no blog em artigos passados, e que devem ajudar bastante a qualquer artista que precise inserir imagens de pessoas em animações ou renders estáticos.

Uma das vantagens em usar esse artifício em animações é a redução significativa da carga de processamento necessária para gerar as imagens, pois as texturas são aplicadas em planos e diferente de polígonos, o peso é mínimo!