O uso do SketchUp como ferramenta de design para projetos em arquitetura já é senso comum entre profissionais e estudantes, mas uma das coisas que realmente chamam a atenção no software é a quantidade e diversidade de plugins existentes para o SketchUp. Entre esses plugins podemos destacar as ferramentas destinadas a ajudar arquitetos na utilização de soluções voltadas para o bom desempenho ambiental como o EnergyPlus e o IES VE. As ferramentas não são simples de usar, e em alguns casos requerem conhecimentos sobre propriedades avançadas de condução térmica de materiais como madeira, concreto e vidro. Mas, ainda assim ajudam de maneira significativa a criar projetos de edificações que são eficientes no uso de energia.

Planejando o uso de energia solar com o SketchUp para arquitetura

Uma das novas opções de plugins para projetos que usam energia sustentável é o Skelion, que é voltado para o uso de painéis solares em projetos de arquitetura. O funcionamento do plugin é extremamente simples, e requer apenas que selecionemos uma superfície do SketchUp e assim que acionamos o ícone do Skelion, precisamos apenas informar algumas opções sobre a distribuição e tipos de painéis desejados. No final do processo o plugin consegue distribuir de maneira automática os painéis solares pela superfície.

O vídeo abaixo mostra o plugin em funcionamento n SketchUp, adicionando painéis solares em superfícies do SketchUp.

Esse tipo de tecnologia infelizmente ainda não é comum no Brasil, principalmente devido aos altos custos dos painéis solares. Mas, é sempre bom contar com ferramentas desse tipo que ajudam no planejamento e uso da tecnologia. Só o uso de modelos prontos de painéis já é um grande estímulo para arquitetos e estudantes para descobrir como aproveitar melhor a energia do sol para gerar eletricidade.

O Skelion está disponível em duas versões, sendo uma delas totalmente gratuita que tem as opções necessárias para criar os painéis, e depois existe a versão Pro que é paga. A diferença entre as duas é que a versão Pro dispõe de opções para medir a quantidade de energia gerada com base na quantidade de painéis solares e outras opções relacionadas com o consumo e eficiência energética.