A modelagem de móveis é bem diferente em termos de detalhes, topologia e principalmente escala. Para quem está acostumado a trabalhar com modelagem poligonal para arquitetura, sabe como é bem diferente a abordagem da modelagem de objetos como cadeiras, sofás e pequenos objetos se compararmos com paredes, escadas e outros tipos de elementos que formam um modelo para arquitetura. Uma das maneiras de evitar trabalhar com a modelagem de móveis é com a aquisição de bibliotecas prontas, que pode ser uma ótima solução também para acelerar a produção de projetos, e até mesmo animações 3d que precisem de elementos para cenários.

Eu mesmo tenho um CD de móveis bem antigo, que usada até pouco tempo atrás para retirar móveis para projetos rápidos de visualização. Mas, com o tempo consegui acumular diversos modelos de móveis criados por necessidade em projetos de visualização para arquitetura, e o uso de outras bibliotecas diminuiu significativamente.

Se você quiser começar a criar os seus próprios móveis em 3d, o SketchUp é uma excelente opção para começar.

Modelagem de um sofá usando o SketchUp e o Plugin RoundCorners

O ponto fraco do SketchUp em termos de modelagem é a dificuldade em trabalhar com superfícies arredondadas, ou que apresentem topologia complexa. Esse tipo de limitação pode ser contornada com o uso de plugins como o RoundCorners. No tutorial abaixo você pode acompanhar o processo de modelagem de um sofá usando as ferramentas básicas de modelagem do SketchUp.

As formas simples e quadradas do SketchUp acabam sendo transformadas pelo plugin RoundCorners que permite arredondar qualquer aresta no software, transformando a morfologia dos objetos criados com o SketchUp. A técnica é realmente simples de reproduzir e pode ajudar muitas pessoas a criar o seu primeiro modelo 3d para uso em projetos de visualização para arquitetura.

Para os que preferem seguir o caminho do uso de bibliotecas externas, o SketchUp tem a disposição uma das maiores do mundo que é o 3D Warehouse, em que podemos encontrar praticamente de tudo para download gratuito. Mesmo com essa facilidade, é interessante saber criar seus próprios móveis, pois nunca se sabe quando um projeto vai demandar o uso de móveis que não existem na 3D Warehouse, e nesse caso o artista 3d precisará criar esses móveis.