Uma das técnicas mais usadas para organizar layouts gráficos é com o uso de grades. Essas grades ajudam em vários aspectos a organizar a estrutura de um documento, posicionando textos e imagens em espaços distribuídos de maneira proporcional. Em alguns softwares é mais simples organizar essas grades usando guias, mas em outros a coisa é mais trabalhosa. Nunca considerei o Photoshop a melhor ferramenta para trabalhar com guias, mas a grande quantidade de projetos gráficos desenvolvidos com o software fazem com que os artistas e usuários precisem se acostumar a usar as guias do Photoshop.

E como o uso de grades para organizar conteúdo é a maneira mais simples de criar elementos gráficos com o mínimo de harmonia, é necessário se acostumar as guias e ao grid de softwares gráficos para não ter problemas de produtividade e até mesmo de precisão nos seus projetos.

Configurando layouts em grade no Photoshop

Já pensou se existisse uma ferramenta que ajudasse a trabalhar com as guias do Photoshop, adicionando layouts em grade de maneira automática? A ferramenta existe e se chama GuideGuide. O software é uma extensão gratuita para o Photoshop que deixa o processo de configuração de grades incrivelmente rápida e simples. O vídeo abaixo mostra um pouco do funcionamento do GuideGuide no Photoshop CS5.

Depois de instalar a extensão podemos usar o painel de opções do GuideGuide que fica disponível no menu Window->Extensions->GuideGuide.

O uso da ferramenta é extremamente simples e requer apenas o ajuste dos valores negócios para os números das colunas. Assim que você estiver com os valores ajustados, basta pressionar o botão GG para que as guias sejam criadas.

Para quem trabalha com produção de material gráfico, seja ele impresso ou virtual, o uso de layouts em forma de grade pode ajudar de maneira significativa a organizar o seu projeto, e a extensão GuideGuide é uma excelente ajuda para quem não gosta de ficar organizando as guias padrão do Photoshop. É uma pena que o GuideGuide não funcione também em outras ferramentas da Adobe como o Illustrator, Flash e até mesmo em ferramentas como o After Effects, pois seria interessante trabalhar com title screens usando padrões em grade.