O uso de vegetação em projetos de visualização pode ser desafiador para a maioria dos artistas 3d, pois dependendo da técnica escolhida para adicionar esses elementos no projeto, o resultado pode ser visualmente convincente, mas inviabilizar a edição da cena como um todo. Se você precisa adicionar vegetação no seu projeto, existem basicamente as opções relacionadas com o uso de texturas aplicadas em planos, e com mapas de transparência, podemos simular a vegetação a grandes distâncias. Quando a câmera está próxima desses planos, o efeito é facilmente perceptível pelos usuários.

Outra opção é usar vegetação com base em polígonos, que dá uma excelente volumetria as imagens, mas dependendo do número de faces, pode dificultar muito a edição e manipulação de cena, sendo o caso comentado no início do texto.

E sempre temos a opção de procurar por plugins que adicionam vegetação realista na cena, e em termos de plugins externos o ecossistema do 3ds Max é um dos mais completos.

Plugin gratuito do 3ds Max para criar vegetação

Um plugin publicado nos fóruns do PolyCount chamado TreeGen pode ser a solução paar quem precisar de vegetação baseada em geometria 3d real. O plugin tem como objetivo gerar modelos 3d de árvores com uma boa quantidade de detalhes. O vídeo abaixo mostra o funcionamento desse plugin.

O processo de configuração desse plugin é bem simples e pode ajudar artistas interessados em trabalhar com modelagem para jogos, pois as árvores geradas pelo script podem ter limitações na quantidade de polígonos usada. Os materiais para as folhas e outros elementos da vegetação podem ser definidos pelo usuários com o Bark Material e também os polígonos usados para representar as folhas.

Essa ferramenta ainda está em estágio Beta, mas já mostra uma boa gama de opções nas suas ferramentas. Para usuários que trabalham com desenvolvimento de jogos, visualização para arquitetura e até mesmo animação, a ferramenta pode ser de grande ajuda.

Mas, avalie o peso desse tipo de vegetação no seu projeto, pois dependendo da quantidade de árvores usadas na cena, o seu computador pode não suportar o grande volume de faces desses polígonos, inviabilizando até mesmo a manipulação simples do projeto.