O curso sobre Rigging para personagens com o Blender acabou de ser lançado, e já recebeu uma atualização com a sua segunda aula. Nessas primeiras aulas do curso, os participantes aprendem a trabalhar com as ferramentas de ajustes e manipulação de Bones. Isso é importante antes de partir para a configuração de um personagem, mesmo que seja simples, pois várias dessas ferramentas são usadas ao longo do curso, e com o conhecimento já assimilado, podemos partir para temas mais específicos e focados no processo de Rigging.

Destaques da aula 02 sobre ferramentas para editar Bones

Entre os destaques dessa aula, podemos listar o uso dos chamados Bone Groups que funcionam como uma maneira de organizar a estrutura dos Rigs e também a criação de Rigs no modo espelho, para construir personagens perfeitamente simétricos.

Mas, o que realmente posso destacar nessa aula é o uso dos chamados Protected Layers dos Bones junto com referências externas. O último vídeo dessa aula explica como funciona a criação de uma biblioteca de Rigs, que são inseridos em várias cenas usando referências externas (links), e depois editados. O vídeo mostra como criar um proxy para esse objeto Armature, e o efeito que os Protected Layers acabam tendo nesse tipo de situação.

Próximas atualizações no curso sobre Rigging

A próxima aula deve ser publicada nos próximos dias e o tema já será a construção de um Rig básico para personagens bípedes. O vídeo abaixo mostra um pouco do que você encontra no curso.

A lista completa os títulos das aulas e a descrição do que você vai aprender, pode ser encontrada na página de detalhes do curso sobre Rigging de personagens com Blender. Nesse endereço você encontra o botão para fazer a inscrição no curso, e se você quiser aproveitar, existe a opção de fazer a inscrição simultânea nos cursos de Animação 3D e Rigging, para conseguir um desconto. O botão para esse combo está na parte inferior da página de detalhes do curso.

As pessoas que já estão participando do curso, podem acessar o ambiente virtual e dentro do curso sobre Rigging encontram o material da aula 02. A próxima aula publicada no ambiente será a aula 05 do curso de modelagem para arquitetura com Blender.