Essa semana estou seguindo a tradição de publicar uma aula por dia nos cursos oferecidos no EAD – Allan Brito, e dois dos cursos em andamento no ambiente receberam atualizações. O curso de modelagem para arquitetura com Blender acabou de receber a sua aula 05 sobre modelagem de telhados, e o curso sobre Rigging para personagens ganhou a sua aula 03 que mostra a criação da base necessária para construir personagens bípedes.

Curso de modelagem para arquitetura com Blender

A aula 05 do curso de modelagem para arquitetura segue com o processo de criação dos mais variados elementos arquitetônicos no Blender, e depois de passar pela criação de escadas na aula 04, agora o assunto são os telhados. Nessa aula, os participantes do curso aprendem a configurar e ajustar as águas de telhados. Essas águas de telhados são configuradas da maneira correta na cobertura, usando ângulos e tamanhos que consideram o beiral da edificação. E depois de adicionar os telhas nessas águas de telhado.

A configuração das telhas é a parte mais complexa desse processo, pois demanda grande quantidade de elementos e processamento por parte do computador. As telhas são representadas usando geometria, o que deixa o projeto mais pesado em termos de recursos, mas apresenta como resultado final um efeito muito melhor em termos de visualização. A imagem abaixo mostra um pouco de como fica o exercício de modelagem dessa aula.

Arquitetura-Aula04.jpg

Curso sobre Rigging para personagens com Blender

No curso sobre Rigging os participantes estão criando na aula 03 o seu primeiro personagem bípede, que apesar de ser simples nesse estágio, serve como referência para que nas próximas aulas sejam adicionados mais detalhes na estrutura. O personagem bípede coloca em prática os conhecimentos já adquiridos nas aulas anteriores, em que foram apresentadas as ferramentas de edição e ajustes de Bones.

Uma das ferramentas importantes que é apresentada nessa aula é o ajuste de dinâmica de movimento usando cinemática inversa.

O material apresentado nessa aula é a base para que na seqüência, possamos trabalhar com elementos mais complexos. Por exemplo, a configuração de pés e mãos. Uma amostra do conteúdo que é abordado na próxima aula do curso, pode ser conferida no vídeo abaixo.